Doadora das terras para criação do HSSM, Igreja e Praça da Matriz virará monumento

No ano em que a colonização açoriana no Rio Grande do Sul completa 270 anos, uma série de ações estão previstos em Venâncio Aires. Depois de muitos anos, saíra do papel um projeto para exemplificar e homenagear a doadora das áreas de terras onde foram construídas a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, do Hospital São Sebastião Mártir e da praça da Matriz. Trata-se um monumento em prol de Brígida Joaquina Fagundes. 

A partir dessa doação ganhou força a colonização e estruturação da área urbana central de Venâncio Aires. Os detalhes foram apresentados em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta quarta-feira, dia 15, por Maria Zulmira Portella de Moura e Marildes Martins. O movimento foi gestionado pelo Centro Luso-Açoriano da Capital do Chimarrão em parceria com o Rotary Venâncio Aires que fará uma ação para captar os recursos necessários.

A intenção é de que o monumento esteja concluído até novembro e será instalado no gramado da igreja. O monumento a ser criado está a cargo do arquiteto Paulo Barden. “Buscamos agora também o apoio dos políticos, empresários e comerciantes pois é um marco que ficará também para as próximas gerações”, destacou a  Maria Zulmira.

Últimas notícias

Podcasts