Falta pouco mais de uma semana para a data que celebra o amor. O Dia dos Namorados será comemorado na segunda-feira, 12 de junho, e promete aquecer não só os corações, mas também o comércio de Venâncio Aires. A data é considerada a terceira de maior movimentação comercial do ano, ficando atrás somente do Natal e Dia das Mães, e permite presentes em todas as etapas da vida: para quem está apostando em uma nova conquista, para os namoros longos, para os casados e eternos apaixonados.
Conforme a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Roberta Fischer, a expectativa para as vendas do Dia dos Namorados é muito positiva. “Por ser uma data próxima ao início do mês, acaba aquecendo ainda mais as vendas”, diz. Roberta salienta que o Dia dos Namorados abrange todas as idades, sexos e classes sociais. “Uma superdata que agita o comércio da cidade, aquece nossa economia, alavanca nosso crescimento e ainda faz muita gente feliz”, acrescenta.
O comércio de Venâncio Aires está pronto para atender todos os quesitos e tem o presente ideal para todos os tipos de amor. Entre os produtos mais procurados estão roupas, calçados, perfumes, acessórios, joias, cuidados pessoais, celulares, chocolates, espumantes e vinhos. “Prestigie o comércio de nossa cidade, invista o dinheiro aqui, valorize as lojas. Somente assim o investimento retorna para o nosso município, nossa economia cresce e a cidade se desenvolve”, finaliza a presidente.
LOCAL É LEGAL
O comércio de Venâncio Aires já começa a sentir o ‘clima esquentar’ com a procura de presentes para o Dia dos Namorados. Conforme Julian Elias Niedermayer Haupt, proprietário da loja JT Novidades, a expectativa é que as vendas para a data sejam maiores do que no ano passado. Perfumes, moletons e tênis são os itens mais procurados na loja, que comercializa roupas e calçados femininos e masculinos, bebidas, eletrônicos e perfumes. Além de condições facilitadas, a loja vai realizar na próxima sexta-feira, 9, uma live com preços imbatíveis, afim de facilitar a escolha do presente para a data que celebra o amor.
Já na Império Óptica, Joalheria e Relojoaria, a procura para comemorar e marcar ainda mais a data é de alianças em ouro e prata. Joias, relógios e óculos de sol também entram na lista dos mais procurados. De acordo com as vendedoras Geni Bartholdy e Ana Vitória Silva, a procura varia de valores mais em conta para mais elevados, atendendo a todos os gostos. Para as vendedoras, é fundamental movimentar o comércio da Capital do Chimarrão para que os impostos fiquem no município e retornem em benefícios para a população.
Além contribuir para a economia do município, o consumidor também poderá concorrer a uma motocicleta zero-quilômetro. A promoção Local é Legal é uma realização da Folha do Mate e Rádio Terra FM que promete valorizar os empreendimentos de Venâncio Aires. Entre maio e setembro, a cada R$ 100 em compras na JT Novidades, Império Óptica, Joalheria e Relojoaria ou nas outras 103 empresas participantes da promoção, o cliente receberá um cupom para concorrer à Honda Biz avaliada em aproximadamente R$ 14 mil. O sorteio está agendado para setembro, em ação promovida no Parque do Chimarrão.
CENÁRIO REGIONAL
• Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), com consumidores de todas as regiões do estado, mostra que os apaixonados deverão investir, em média, R$ 180 no presente. Os homens dizem que irão gastar um pouco mais, confirmando que devem adquirir mais de um artigo para presentear seus amores.
• Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a proximidade do Dia dos Namorados, combinado com a mudança do clima deverá animar as vendas. “Especialmente porque o segmento de vestuário é apontado como preferido por 41% dos consumidores ouvidos. Também pela nossa experiência, é uma data que mobiliza outros segmentos como serviços, bares e restaurantes. Ao longo dos últimos anos, o Dia dos Namorados se consolidou como uma grande oportunidade para o varejo”, aponta Spode.
• Além do vestuário, o estudo mostra que o segmento de cosméticos e perfumaria aparece em segundo lugar, com 20,3% das intenções de compras; chocolates 8,6% e as tradicionais flores 7,5%. “Ainda há espaço para outros setores, porque mais de 19% dos consumidores ainda não decidiram sobre a compra. (Fonte: AI Fecomércio-RS)