A pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Rosângela Beatriz Hünemeier Hessel, está se despedindo de Venâncio Aires. Depois de sete anos de atuação no município, Rosângela vai para um novo desafio e assume a capelania hospitalar no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, a partir de 2023. Ela destacou o tema em entrevista, nesta quarta-feira, dia 21, ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Em novembro, a pastora, que tem 34 anos e é natural de Sério, também já tinha aceitado outro desafio: assumiu como vice-pastora Sinodal, que tem a responsabilidade de supervisionar o trabalho eclesiástico na área do Sínodo. Pioneira, ela é a primeira mulher na função. “Interessante que as mulheres me parabenizaram por esse momento importante também no Sínodo. Elas se sentem representadas. As mulheres têm papéis importantes em toda a nossa Igreja.”
TRAJETÓRIA EM VENÂNCIO
Rosângela iniciou as atividades oficialmente em Venâncio Aires em 8 de março de 2015, coincidentemente no Dia Internacional da Mulher. Foi, naquele momento, a primeira pastora a atuar no município depois de 130 anos de história da comunidade luterana.
Na época, a pastora se somou ao trabalho de dois pastores que marcaram a história no município, pelas décadas trabalhadas em Venâncio: Ivário Fries (hoje aposentado) e Lair Hessel (falecido em 2019). Com Lair, aliás, Rosângela teve uma união de vida e foram casados por três anos.