Defesa Civil estima estabilização do Taquari nas próximas horas como forma de evitar inundação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de chuvas volumosas e risco detransbordamento de rios em boa parte do estado. O alerta tem vigência até as 15h15 desta terça-feira, dia 3. Em Venâncio Aires, a Defesa Civil Municipal acompanha a evolução dos volumes de água tanto do Rio Taquari, quanto do Arroio Castelhano.

Segundo a própria Defesa Civil de Venâncio Aires o Arroio Castelhano está no limite,mas ainda não saiu da ‘caixa’. O coordenador Jair Garcia diz que atéo momento nenhuma família foi afetada. “Existe a possibilidade do arroio sair da caixa, mas sem afetar as residências”, comenta ele.
O mesmo comenta com relação ao Rio Taquari, em Vila Mariante. Mesmo que o Rio Taquari esteja em cota de atenção nos municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul e Encantado, existem previsões que indicam possível estabilização das águas. Caso isso aconteça nas próximas horas é possível que inundações possam ser evitadas.

O Sistema de Alerta de Eventos Críticos, do Serviço Geológico do Brasil, indica que entre Lajeado e Estrela, a cota está em 15,21 metros. Com 19 metros, a água começa a atingir as primeiras residências. Além disso, o Rio das Antas, que desemboca no Rio Taquari, passa por cima da ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves, conforme levantamento da Met Sul Meteorologia, por volta das 15h. Trata-se de uma ponte baixa, mas quando as águas superam o nível da ponte é um primeiro indicativo de cheia no Rio Taquari. Já choveu quase 150 mm em Vacaria, segundo a Met Sul.

Defesas Civis de Muçum,Taquari e Arroio de Arroio do Meio também acompanham com atenção a evolução do nível das águas do Rio Taquari. Em casos de urgência,a Defesa Civil de Venâncio Aires reforça que seja contado o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Últimas notícias

Podcasts