A semana, que começou com sol e tempo firme, deve terminar com chuva e atuação de um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o fenômeno atinja o Estado na sexta-feira e no sábado.
A previsão indica que durante essa quinta-feira as chuvas avançam com intensidade moderada e forte com trovoadas sobre as regiões da Campanha, o Centro e o Sul do estado. A Defesa Civil gaúcha informa que está monitorando situação para avaliar necessidade de envio de alertas.
Na sexta-feira, está previsto uma intensificação dessas instabilidades, podendo causar transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais. Já na madrugada e manhã de sábado, 8, a previsão é que as chuvas continuem de moderada a forte intensidade nas regiões entre os Vales, Leste e Nordeste e Litoral Norte.
Os volumes de chuva, conforme de Defesa Civil do Estado, devem variar entre 40 e 60 milímetros por dia. Com o ciclone, os ventos também ganham força e sopram com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste gaúcho.
A reportagem da Folha do Mate e Terra FM contatou com o Coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Luciano Teixeira, que adiantou que seguem acompanhando a situação. “A gente está em alerta, estamos precavidos, apesar de que este alerta seja mais para a costa e para a região de Porto Alegre”, disse.