O Índice de Confiança do Empresário no Comércio (Icec), medido durante o último mês de novembro apontou um crescimento na casa dos 10,9%, sendo considerado o mais elevado da série histórica, iniciado em 2011. O dado faz parte do acompanhamento mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e projeta uma perspectiva positiva paro o Natal, situação que anima o segmento do varejo na região.
Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, o levantamento feito pela Confederação reforça o otimismo do segmento com relação ao fim de ano. “Estamos ingressando na nossa época mais importante. O Natal é a principal data de vendas do varejo, sabendo que a confiança do empresário está em alta, aliando a ela o momento da economia e o desempenho positivo de vendas do ano, podemos reforçar que o impacto desta avaliação será sentido pelo comércio”, diz.
A injeção de recursos como o pagamento da gratificação natalina – o 13º salário – que em algumas empresas já começou a ser quitado aos colaboradores, colaboram para o otimismo do setor. “Entramos na reta final das vendas com esta boa perspectiva e isso é positivo. Cresce o investimento do lojista nas contratações de mão de obra e no próprio investimento em estoque e produtos”, frisa Spode.
Além do índice de confiança do lojista em alta – acima dos 133 pontos – melhor desempenho desde 2011, quando a pesquisa foi criada pela CNC, a intenção de consumo das famílias foi ampliada em novembro. Conforme a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias do Rio Grande do Sul (ICF-RS) apresentou crescimento positivo no último mês de novembro, na comparação com outubro, fechando o mês com 76,8 pontos – pouco mais de 2% acima de outubro. “Trata-se de um outro dado que colabora com a projeção de elevação nas vendas deste Natal”, avalia o presidente do Sindilojas-VRP.
Natal deverá representar aumento de 5% nas vendas
Com base nos índices, estudos, panoramas do segmento, e na observação pontual do desempenho do varejo local, desde o Dia das Mães, em maio, quando o comércio santa-cruzense registrou uma alta de 7% nas vendas, a projeção do segmento para o fim de ano é de um crescimento de 5%, na comparação com o Natal do ano passado.
“Ao longo de 2022 percebemos uma evolução nas vendas, sobretudo, em datas que nós não tínhamos uma venda tão presente, como Dia dos Namorados, que se consolidou no calendário do varejo neste ano. Todo este crescimento positivo nos mostra que fazer uma projeção destas não será puro otimismo de nossa parte”, pondera o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.
O Dia dos Namorados, citado pelo presidente da entidade, representou um crescimento de 10% sobre as vendas de 2021 no mesmo período, seguindo pela alta de 5% nas vendas com o Dia dos Pais, seguindo o saldo positivo do Dia das Crianças e Black Friday. “Está sendo um ano de grandes desafios, sobretudo no que se refere ao comportamento do consumo, do apelo do comércio eletrônico e de todos os reveses econômicos. No entanto, acreditamos que este Natal irá confirmar a retomada do varejo pós-pandemia”, complementa o presidente do Sindilojas-VRP. (Fonte: AI Sindilojas VRP)