Com formato diferente neste ano, as edições do XII Fórum Internacional e XVI Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires, promoveram momentos de formação continuada ao longo de todo ano letivo. Nesta semana, aconteceram as últimas atividades da programação, envolvendo profissionais das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Durante a pandemia a programação que acontece anualmente, ficou comprometida, sedo cancelada em 2019 e em 2020, e em 2021, acontecendo de forma on-line. A retomada da programação neste ano, é marcada pelo retorno dos encontros presenciais, tanto de forma conjunta como também por áreas de atuação dos grupos de profissionais.
Com a participação de cerca de 920 profissionais que atuam na educação e promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a programação do Fórum de Educação, neste ano iniciou em 17 fevereiro, com a palestra da professora Palmira Tolloti. O tema ‘Aprendizagem significativa: experiências compartilhadas e tecnologias na qualificação da Educação’, norteou as palestras, seminários, oficinas e apresentações artísticas que integraram toda programação ao longo do ano.
“Ao encerrarmos esta última etapa do Fórum de Educação percebemos que o modelo foi muito bem aceito. Nossos professores puderam trabalhar alfabetização, tecnologia, linguagens, leitura e outros temas, em grupos menores, por área, por paradas pedagógicas. Nossos profissionais estão muito bem preparados para superar desafios que teremos pela frente, tanto nas avaliações externas, como na busca por recursos para a Educação de Venâncio Aires”, avalia o secretário de Educação.
“Esta proposta de alterar o formato da programação, com diversos encontros ao longo do ano letivo era uma sugestão dos próprios professores. A avaliação destes momentos vem sendo muito positiva, uma formação que auxilia de fato no cotidiano escolar e que atende uma antiga reivindicação dos nossos colegas”, avalia a coordenadora pedagógica da secretaria, Juliane Weiss Niedermayer.
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Nesta semana, encerrando a programação, os professores dos anos finais do Ensino Fundamental se reuniram na Escola Alfredo Scherer participando das seguintes oficinas: ‘Ensino por investigação na ciência da natureza’, ‘Práticas pedagógicas usando tecnologias digitais no ensino da matemática’, ‘Entre o tempo e as fontes’, ‘Na margem do rio da História eu sentei e escolhi as lentes’, ‘Experiências de aprendizagem desde as pedras lascadas até as atas governamentais’, ‘Ler e Escrever pra quê? Desafios e possibilidades’, ‘Língua Inglesa: o quê? Para quê? E como?’, ‘Artes na BNCC e na Escola: possibilidades e integração’, ‘Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades’.
Já os professores dos anos iniciais e pré-escola, tiveram formação com a Escola Maker, dando seguimento a formação continuada dos professores que atuam nesta etapa com o objetivo de instrumentalizar os docentes para que o pensamento computacional continue sendo vivenciado com os alunos. Além da formação com a Escola Maker, professores que atuam no 2º e 3º anos, tiveram a oficina de letramento literário. Os professores que atuam com os alunos de 4º e 5º anos tiveram a oficina ‘O papel da fluência leitora na compreensão dos textos’. Já na pré-escola e 1º ano os professores participaram da temática: ‘Dos sons às letras ou das letras aos sons?’ Já para os educadores que atuam com alunos de zero a três anos a proposta desenvolvida foi “O registro que alimenta o educador e torna visível às aprendizagens das crianças”, com Siméia Goularte.(Fonte: AI Prefeitura)