Casos de dengue sobem 530% em um ano, em Venâncio Aires. Neste ano foram confirmados 269 casos, sendo três importados. Grande número de casos de dengue tem sido registrado nos últimos dias. Esta época do ano se torna propícia para o desenvolvimento de larvas devido às chuvas. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires, Gabriel Alves, isso reforça a necessidade de eliminar nas residências e pátios qualquer loca que possam acumular água.
Ele participou de entrevista ao Terra em Uma Hora, da Terra FM, nesta terça-feira, dia 17. Segundo Alves, todos os dias o órgão tem recebido denúncias de locais com criadouros do mosquito. Ele destaca que os maiores problemas que encontram durante as vistorias e denúncias são de lixo acumulado, terrenos sem limpeza, piscinas sem tratamento e bromélias com água. Os insetos em geral se reproduzem mais rápido no calor.
Venâncio possui seis agentes de combate às endemias que têm a competência de orientação e eliminação de criadouros dos mosquitos, além de cinco fiscais sanitários que têm o poder de fiscalização e autuação. O foco da pasta, neste momento de infestação da dengue, é em eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 2183-0757. Não é necessário se identificar, apenas informar o endereço do local para vistoria ou ainda pelo site da Prefeitura, através da ouvidoria do Município.