Certel recebe licença de instalação para início das obras da Hidrelétrica Bom Retiro

A Certel recebeu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, a licença de instalação para construção da Hidrelétrica Bom Retiro, no Rio Taquari, entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul. A medida foi destacada pelo presidente da Certel, Erineo José Hennemann, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, nesta sexta-feira, dia 7.

Hennemann destacou pela agilidade na liberação da licença, visto que o projeto da hidrelétrica foi lançado a cerca de um mês. Também enfatizou sobre a importante contribuição que será dada pela usina, ampliando a capacidade energética da região e proporcionando também o fortalecimento da cooperativa. A usina hidrelétrica da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul terá sua casa de máquinas instalada na margem do Rio Taquari que pertence ao município de Cruzeiro do Sul.

A capacidade de vasão será de 440 metros por segundo. Para efeitos de comparação, a bacia do Rio Forqueta tem capacidade de oferecer 22 metros cúbicos por segundo. Serão dez metros de queda de água proporcionada pela Eclusa para a geração de energia. A transmissão da energia gerada no local será direcionada para a subestação da Certel, localizada em Estrela. A expectativa da cooperativa é de abranger, aproximadamente, 100 mil clientes com eletricidade oriunda da nova usina. Para a construção da obra, a Certel contará com a parceria da empresa Bom Retiro Energia.

O orçamento do projeto é de R$ 250 milhões. Durante os três anos de obra, a Certel projeta a criação de 500 vagas de emprego. A Cooperativa Certel, é a maior e mais antiga cooperativa de energia do país, tendo iniciado suas operações em 1956, sua sede fica no município de Teutônia.

Últimas notícias

Podcasts