Centro Integrado de Educação e Saúde avança em atendimentos e diagnóstico precoce das dificuldades infantis

Em atividade há 14 anos, o Centro Integrado de Educação e Saúde de Venâncio Aires (CIES), criado para atendimento de crianças encaminhadas por escolas públicas com alguma dificuldade de aprendizagem ou atraso no desenvolvimento, apresentou à Administração Municipal relatório de atividades do ano de 2022. Com 7.782 atendimentos no período, cerca de 2 mil a mais que no ano anterior, a equipe comemora a conquista de novos profissionais integrados ao grupo multidisciplinar e a redução da faixa etária de atendimentos, permitindo diagnóstico precoce e acompanhamento das dificuldades infantis.

De acordo com a coordenadora do CIES, Viviane de Oliveira, o ano de 2022 foi especial, sobretudo pelo recebimento de profissionais concursados nas áreas da psicopedagogia e psicologia e o atendimento de terapia ocupacional pela primeira vez no Centro. Além dos atendimentos às crianças e aos adolescentes, os profissionais realizaram ao longo do ano formação com os professores. “Para nossa alegria, observamos a cada dia mais o encaminhamento para avaliação das crianças de 0 a 3 anos, fator fundamental para melhor avaliar e oportunizar o desenvolvimento integral da criança desde a primeira infância. Há poucos anos, a criança chegava ao CIES já com 8 a 10 anos”, relata a profissional.

Apesar de todo o empenho da equipe, um número expressivo de crianças e adolescentes ainda aguardam para atendimento nas diversas especialidades do serviço. Para 2023, além de aumentar a oferta de atendimento em áreas como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psicologia, o grupo relata aos administradores o sonho da sede própria, com espaço adequado aos atendimentos.

O prefeito Jarbas da Rosa, que ressaltou a importância do trabalho realizado pelo CIES em Venâncio Aires, comprometeu-se na busca por mais profissionais para garantir agilidade e qualidade no atendimento. Com relação a sede própria, o gestor avalia o início do projeto para a busca de recursos para a obra. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts