Será apresentado em algumas semanas projeto técnico e arquitetônico para reconstruir a capela velatória Paul Harris, o chamado ‘necrotério’ de Venâncio Aires, junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A medida foi destacada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, pelo presidente da casa de saúde, Juliano Angnes, nesta terça-feira, dia 3.
O projeto integrado contemplará também a ampliação do hospital. O espaço multifuncional terá no primeiro pavimento as capelas e uma estrutura para que nos andares superiores o prédio consiga ser ocupado com outros serviços. A intenção é que nos andares superiores sejam implementados consultórios médicos e ambulatórios para procedimentos especializados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi construído por técnicos do governo municipal. Na prática, a área pode abranger duas capelas velatórias no subsolo (com entrada pela rua Visconde do Rio Branco), para que o pavimento superior das capelas fique nivelado com o Pronto Atendimento (PA) do HSSM e assim virar uma sequência do setor de emergência.
Depois da apresentação do projeto começa uma nova fase do projeto que é a captação de recursos para garantir a nova edificação.
INTERDIÇÃO
As três salas da capela velatória Paul Harris estão interditadas desde o dia 19 de janeiro de 2022, devido a rachaduras nos ambientes internos. Laudo técnico de engenharia constatou o risco iminente de desabamento. O HSSM, que administra o local, manteve em funcionamento apenas o espaço que acondiciona os corpos, já que se trata de uma área de uso restrito ao hospital e às funerárias.
CONSTRUÇÃO
A capela mortuária levou cinco anos para ser edificada e inaugurada. A medida, porém, somente foi possível graças a uma campanha comunitária encabeçada pelo Rotary Club Venâncio Aires. A obra foi entregue à direção do hospital e à comunidade em 22 de abril de 1976, levando o nome do fundador do movimento rotariano mundial.