Em 2022 foram atendidas 845 ocorrências pelo Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires. A medida foi comentada pelo comandante da corporação local, tenente Luciano Machado Morais, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta terça-feira, dia 24.
Morais, que responde pelo 3º Pelotão de Bombeiros Militar, com sede em Venâncio Aires, informa ainda que as ocorrências registradas no período foram as mais diversas. Mas as que mais preocupam são as que envolvem vítimas, principalmente no trânsito, quando em algumas situações as pessoas ficam presas nas ferragens.
Em 2023 bombeiros de Venâncio já atenderam mais de 100 ocorrências, muitas por conta de incêndio em vegetação. A estiagem e o forte calor têm provocado um aumento significativo de chamadas para combater ocorrências de fogo em vegetação.
Segundo os históricos recentes, queimadas têm sido registradas em terrenos usados como depósito de lixos, vegetação e na mata. Em algumas situações, moradores fazem limpeza de terrenos, ateando fogo e perdendo o controle das chamadas, colocando em risco o meio ambiente e moradias próximas.
Os bombeiros orientam ainda para não fazer queimadas e não jogar tocos de cigarros pela janela do carro para evitar fogo próximo a rodovias, o que pode dificultar a visibilidade e causar acidentes. A Capital do Chimarrão também atende ocorrências em Mato Leitão.
“Nós como bombeiros costumamos dizer que o incêndio ocorre onde a prevenção falha. O comportamento preventivo é sempre fundamental”, cita. “Costuma se afogar quem sabe nadar, pois acaba tendo mais liberdade em avançar nas águas e esse comportamento risco pode aumentar as possibilidades de incidentes”, acrescentou.