Por Carlos Dickow e Letícia Wacholz
Folha do Mate e Terra FM promovem na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires. A partir das 20h, Jarbas da Rosa (PDT), Maciel Marasca (PP), Giovane Wickert (PSB) e José Cândido Faleiro Neto (PT) ficarão frente a frente para um dos momentos mais importantes da campanha eleitoral, já que muitas pessoas costumam definir seus votos após ouvir, atentamente, as propostas que os postulantes ao Poder Executivo têm para a comunidade.
Os eleitores da Capital Nacional do Chimarrão podem participar da construção do debate, enviando sugestões de perguntas para os candidatos, que serão sorteadas ao vivo. Não serão aceitas perguntas direcionadas a um único candidato. A questão deve ser enviada por mensagem para o WhatsApp da redação da Folha do Mate, o (51) 98943-4110. O autor deve estar identificado com nome completo, idade, profissão/função, bairro ou localidade que reside no município e também informar o número do RG (carteira de identidade). No momento do sorteio, os mediadores identificarão o participante autor da pergunta.
TRANSMISSÃO
A transmissão do debate ocorrerá ao vivo pelo 105.1 FM e em vídeo exclusivamente pelo YouTube (canal Terra Play). O debate iniciará pontualmente às 20h, logo após a veiculação da Voz do Brasil. Antes disso, uma pré-live será transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 19h15min, trazendo os bastidores e a recepção dos candidatos, os quais serão convidados para uma breve entrevista ao chegarem na sede do grupo de comunicação. O debate terá sete blocos, com tempos determinados pela organização.
EXPECTATIVA
A pedido da Folha do Mate e Terra FM, os prefeituráveis falaram um pouco sobre a expectativa para o debate de quinta-feira, 22. Jarbas da Rosa (PDT) afirmou que atividades como esta têm muita importância, especialmente para que o eleitor indeciso possa comparar propostas e posicionamentos dos candidatos frente a temas relevantes para o município. “De minha parte, a expectativa é de que consigamos manter o alto nível, confrontando planos de governo, grupos de trabalho e propostas para o desenvolvimento de Venâncio Aires”, disse ele, que ao lado de Izaura Landim (MDB) busca a reeleição. Republicanos e PSD são as duas outras legendas que integram a base de apoio da dobradinha.
Giovane Wickert (PSB), que tem Élida Klamt (PSDB) como candidata a vice na chapa, também entende que o debate é uma oportunidade para que a comunidade possa analisar as propostas dos quatro postulantes ao Executivo. De acordo com ele, “é através de um debate que é possível ver a fundo a capacidade e o conhecimento de cada um, bem como avaliar quais são as melhores ideias e propostas de cada plano de governo para os quatro anos de uma gestão”. Ainda segundo Wickert, “no debate deve prevalecer o respeito e não os ataques, para que a comunidade faça a melhor escolha”.
“O debate do dia 22 será um momento crucial para apresentarmos, de forma clara e objetiva, as propostas da coligação e discutirmos as soluções que queremos implementar para o futuro de nossa cidade”, argumenta o candidato a prefeito Maciel Marasca (PP), que forma dupla com Alexandre Wickert (PL). Embora seja a sua primeira experiência na política, ele garante que está confiante para “demonstrarmos nossa visão de uma Venâncio Aires mais próspera, segura e justa. O foco será destacar as áreas estratégicas do nosso plano de governo, como saúde, educação, agricultura e infraestrutura, mostrando como nossa experiência no setor privado e compromisso podem trazer os resultados que a população espera”.
José Cândido Faleiro Neto (PT), que tem Sérgio Rosa como candidato a vice na chapa pura, o debate servirá, especialmente, para a discussão dos “gargalos da Prefeitura”. Ele ressalta que quer ser um prefeito cuja Administração tenha como característica a participação popular e, por isso, nada melhor do que um momento de apresentação de propostas que serão submetidas à avaliação dos eleitores. “Queremos Venâncio Aires melhor na educação, na agricultura, nas nossas estradas, no desenvolvimento econômico, e queremos agir rapidamente. No debate, teremos a oportunidade de passar todas estas informações”, completa.