Dia 23 de março é uma data muito aguardada pela família de Bruno Ricardo Fritzen. O jovem de 14 anos espera há mais de um ano e meio na fila de espera para realizar a cirurgia de escoliose. O procedimento será realizado no Hospital Santo Antônio, no Complexo Santa Casa, em Porto Alegre.
Há mais de um ano, a família ingressou com processo judicial, em esfera federal, para realização do procedimento. Em janeiro deste ano, haviam conseguido uma liberação judicial que deu direito ao venâncio-airense de realizar a cirurgia. O procedimento, com o custo de R$ 203 mil, é considerado particular e será financiado pelo Governo do Estado.
Bruno foi diagnosticado com paralisia cerebral, esclerose tuberosa, escoliose (98°) e epilepsia. Em abril de 2022, após ter sido internado devido ao coronavírus ele passou a utilizar a traqueostomia. O jovem ainda faz uso de sonda alimentar.
De acordo com a mãe de Bruno, Michelle Andreia da Rosa, a escoliose avançou. “Pelo diagnóstico do médico, a cirurgia deveria ter sido feita há uns dois anos”, comenta. Para ela, o procedimento vai trazer mais qualidade e expectativa de vida para o jovem. “Em abril Bruno faz 15 anos e a cirurgia será um presente de aniversário adiantado para ele”, afirma.
O sorteio da ação entre amigos será realizado até o dia 10 de março, por um sorteador virtual. Além disso, a família se compromete em realizar uma prestação de contas e já adianta que o valor arrecadado será revertido nos cuidados do período pós-operatório. “Agradeço a todos que nos auxiliaram nesta campanha”, finaliza Michelle.