Dia de ouvir as propostas dos candidatos a governador do RS para a região dos Vales

Sete candidatos ao Palácio Piratini terão a oportunidade de apresentarem propostas aos eleitores dos Vales do Rio Pardo e Taquari na manhã de hoje. Das 9h às 11h, eles participam de um debate eleitoral que ajudará o eleitor a conhecer melhor aqueles que querem governar o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos.

O debate com os candidatos ao cargo máximo do Executivo gaúcho é fruto de uma parceria inédita entre Folha do Mate, Terra FM e grupo A Hora, de Lajeado, que somam suas audiências para promover um debate exclusivo para a região, com apoio da Fundação Univates. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo, direto do Teatro da Univates.

O debate poderá ser acompanhado pela Rádio Terra FM (105.1 FM), pela Rádio A Hora (102.9 FM), e também será transmitido em vídeo, pelas plataformas digitais dos veículos de comunicação parceiros: Folha do Mate, Terra FM, Grupo A Hora e Jornal Nova Geração. Além das lideranças regionais convidadas para assistir ao debate direto do local, a comunidade em geral também poderá acompanhar a transmissão no teatro, que abrirá as portas ao público a partir das 8h15min.

Sete candidatos estão confirmados para o debate: Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (Progressistas), Ricardo Jobim (NOVO), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Também foi convidado o candidato Onyx Lorenzoni (PL), que não confirmou presença em função de outras agendas. Conforme os organizadores, foram convidados os candidatos filiados a partidos que possuem representação no Congresso Nacional.

Clique aqui e acompanhe o debate ao vivo.

Imprensa regional

A realização do debate com os candidatos ao Governo do Estado é uma iniciativa pioneira de dois grupos de comunicação, unindo as audiências dos Vales do Taquari e Rio Pardo. “É a oportunidade dos candidatos se apresentarem para governar o nosso Estado e mostrar suas posições sobre as demandas dos Vales, uma das regiões mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, mas que tem carências, especialmente de infraestrutura, para poder acelerar ainda mais este desenvolvimento”, observa o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke.

Para o diretor de Conteúdo do Grupo A Hora, Rodrigo Martini, o consórcio entre estes dois grandes veículos de comunicação surge, também, da necessidade dos jornais e rádios reafirmarem sua importância dentro do contexto social das nossas comunidades. “Um momento como esse, com a presença de praticamente todo o alto escalão da política estadual em Lajeado, dificilmente ocorreria se não houvesse a presença de grupos de comunicação por trás da organização. Isso comprova e reforça a credibilidade da imprensa regional e, acima de tudo, demonstra a importância da imprensa para a manutenção de uma democracia cada vez mais saudável e plural”, frisa Martini.

Para o presidente da Associação de Diários do Interior do RS (ADI/RS) e diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, o debate valoriza a parceria entre os veículos de comunicação. “Nosso objetivo é colocar os candidatos frente a frente e assumir compromissos com as duas regiões, para resolvermos gargalos e desafios nas diferentes áreas”, afirma.

Perguntas sobre a região dos Vales

  • Durante as duas horas de debate, ao vivo, os candidatos poderão falar sobre os projetos que integram o plano de governo e o que pensam para desenvolver a região dos Vales.
    No primeiro bloco, todos responderão a seguinte pergunta: Se eleito, que atenção seu governo dará às demandas e desafios das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo?
  • No bloco de perguntas enviadas por entidades regionais, o Vale do Rio Pardo vai participar com questões encaminhadas pelas seguintes entidades: Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede) Vale do Rio Pardo; Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Câmara do Comércio, Indústria e Serviços De Venâncio Aires (Caciva) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp).

Os blocos do debate

O debate terá cinco blocos. Perguntas sobre temas específicos e questionamentos de entidades representativas da região dos Vales integram o roteiro. Além disso, os candidatos terão um enfrentamento direto no terceiro bloco, com temática livre.

1º BLOCO

  • Cada candidato terá 2 minutos para responder uma pergunta elaborada pela organização;

2º BLOCO

  • Os candidatos responderão perguntas com temas retirados da urna, que envolvem diferentes áreas e setores;
  • Todos farão uma pergunta e responderão uma vez. O candidato escolhe para quem perguntará, mas não pode escolher um que já tenha sido questionado neste bloco;
  • O tempo para pergunta é de 30 segundos. Da resposta, 1 minuto e meio. A réplica é de 1 minuto e a tréplica é de 30 segundos;

3º BLOCO

  • Espaço para perguntas entre os candidatos com tema livre. Ele poderá escolher para qual adversário perguntar;
  • Todos farão uma pergunta e responderão uma vez. O candidato escolhe para quem perguntará, mas não pode escolher um que já tenha sido questionado neste bloco;
  • O tempo para pergunta é de 30 segundos. Da resposta, 1 minuto e meio. A réplica é de 1 minuto e a tréplica é de 30 segundos;

4º BLOCO

  • Os candidatos responderão perguntas elaboradas por entidades representativas dos dois vales e são de interesse das duas regiões;
  • A pergunta sorteada não volta para a urna. Cada candidato responderá uma pergunta e o tempo para resposta é de 1 minuto e meio;

5º BLOCO

  • Cada candidato terá um minuto para fazer suas considerações finais;

SORTEIOS

  • A ordem de início das perguntas em todos os blocos se dará através de sorteio prévio, a ser feito antes do debate;
  • O sorteio será feito mesmo sem a presença do candidato ou de seu representante e a ordem será disponibilizada minutos antes do debate começar.

Últimas notícias

Podcasts