Airton Artus defende lei que permita temperar carnes em açougues

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito Airton Artus (PDT) defende lei municipal para autorizar a manipulação e transformação artesanal de carnes por açougues, casas de carnes, estabelecimentos de comércio varejista de carnes in natura e ou transformadas, para venda direta ao consumidor. A medida foi defendida durante entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta sexta-feira, dia 17.

A medida passou a ser possível depois de alterada portaria estadual em que estava proibida a venda de produtos manipulados, os chamados temperados. A medida já é realidade em Pelotas, Passo do Fundo e Caxias do Sul, avança em Santa Cruz do Sul, e está em estudo em Venâncio Aires. Artus destacou que a alteração atenderia tradição da cidade, pela compra direta em açougues, de carnes temperadas ou empanadas.

Ele destacou que da forma como estava posta legislação, ela beneficiava somente os grandes frigoríficos interessados na venda de seus produtos em embalagens a vácuo. O regramento do comércio de carne processada compete aos municípios a partir de portaria do Estado, que autorizou a venda a granel de carne moída e deixou de exigir a identificação individual dos produtos.

Últimas notícias

Podcasts