O interior de Venâncio Aires conta com 63 redes hídricas que atendem 13.572 moradores. Do total de pontos de distribuição de água, 50 realizam tratamento e 13 não fazem nenhum procedimento. Com o objetivo de mudar esse cenário, a Prefeitura instituiu o programa ‘Água Legal’. A iniciativa vai regularizar as redes hídricas da zona rural do município.
O ‘Água Legal’ concederá serviços e repassará recursos às associações hídricas para melhorias na rede. Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, o programa possibilitará a padronização das ações e a união das entidades. Também garantirá aos moradores do interior do município o acesso à água de qualidade. “Queremos auxiliar de forma efetiva, não somente liberando a outorga, mas ajudando na construção e no melhoramento.”
De acordo com a procuradora-geral Gisele Spies Chitolina, desde o ano passado, a Prefeitura trabalha na implantação do projeto com formação de uma comissão e a realização de reuniões e visitas. O grupo é constituído por membros do Gabinete da Vice-Prefeita, da Procuradoria Jurídica, da Vigilância Sanitária e das secretarias de Planejamento e Urbanismo, Administração e Meio Ambiente.
Incentivos que serão concedidos
- Repasse de recursos para a construção, ampliação e melhoria de rede;
- Fornecimento de laudo de engenheiro de minas/geólogo;
- Fornecimento de ensaio de bombeamento para poços tubulares;
- Fornecimento de laudo de análises dos parâmetros de qualidade;
- Fornecimento de filtros desfluoretadores;
- Isenção do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
- Pagamento de taxas e emolumentos relativas à regularização de propriedade do imóvel onde se situa a sede da rede hídrica;
- Realização de serviço de horas-máquina.
Fonte: AI Prefeitura