Após o sucesso do 1º Hackathon em Venâncio Aires, a Prefeitura já estuda a viabilização da 2ª edição da maratona de inovação e empreendedorismo para 2023. O evento na última semana, promovido pela administração municipal, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pulpo Assessoria, reuniu 37 participantes e premiou três projetos. As sete propostas apresentadas receberam três meses de validação grátis na Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc).
A equipe vencedora do Hackathon foi a Uhelp, que desenvolveu uma solução para conectar os prestadores de serviços com seus clientes. Já o 2º lugar ficou com o grupo AIDA, que produziu um auxiliador de comunicação entre idosos e seus filhos para situações de emergências. A 3ª colocação foi ocupada pela Starme, o projeto buscava conectar desenvolvedores júnior com startups. Na oportunidade, a Bah Tec, que criou uma solução de gestão financeira para pequenas e médias empresas, focada na acessibilidade, recebeu uma menção honrosa do corpo de jurados.
De sexta-feira, 16, a domingo, 18, as equipes passaram por processos para o desenvolvimento e criação de soluções com auxílio de mentores especializados. Uma banca avaliadora julgou os projetos. Dos participantes, ao todo, 40% eram mulheres, 5% adolescentes e outros 5% pessoas acima dos 40 anos. Os dados, conforme o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, mostram a diversidade e troca de conhecimento entre os inscritos.
Nesse sentido, segundo o prefeito Jarbas da Rosa, é analisada a realização da 2ª edição do Hackathon e uma maratona de inovação. “Tenho certeza que o próximo Hackathon no ano que vem será ainda mais concorrido. Com a incubadora tecnológica, entendemos que é uma grande semente que estamos plantando. Por isso, queremos criar uma maratona de inovação, será um grande projeto para 2023 também”, afirma o prefeito. (Fonte:AI Prefeitura)