17ª Fenachim: Conheça a candidata Marina Severo Jantsch

Dando continuidade à apresentação das nove candidatas que disputam os títulos de rainha e princesas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), neste sábado, 28, a Folha do Mate divulga a história de mais uma jovem. O cronograma é realizado em ordem alfabética e este conteúdo integra a cobertura multimídia feita em parceria com a Folha do Mate e a podcast Fala aí, gurias!

A oitava candidata a ser apresentada é Marina Severo Jantsch, de 26 anos. Ele é terapeuta ocupacional, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e sócia-proprietária da Clínica Integrada Jantsch & Gewehr há um ano. Antes disso, ela atuou no consultório próprio durante três anos.

Marina mora há cerca de quatro anos com o noivo Gabriel Pfaffenzeller no bairro Aviação. Mas também já residiu nos bairros Cidade Alta e Coronel Brito e em Santa Maria, durante o período da graduação. Por causa da família a jovem também tem bastante ligação com o interior da Capital do Chimarrão, especialmente com as localidades de Linha Isabel e Vila Santa Emília.

A filha da Cátia Severo e do Junior Jantsch conta que em razão da rotina corrida, aproveita os momentos em casa para descansar, relaxar e conversar sobre o dia a dia com o noivo. “Gosto muito de aproveitar meus momentos livres com a família também, na casa dos meus avós em Linha Canto do Cedro, nos fins de semana. Jogos de canastra e tabuleiro fazem parte do nosso convívio e estar com eles é algo que me renova”, compartilha.

Marina e Gabriel têm um gato, chamado Sebastião, e um cachorro, o Caetano. Na infância, Marina conta que era muito curiosa. “Foi nessa época que eu me descobri na música, que fiz um teste para participar da banda da Escola Monte das Tabocas. Gostava de brincar na rua e tenho muitas memórias no Balneário Monte Alegre”, recorda.

Até hoje Marina faz parte da Orquestra de Venâncio Aires. “A música sempre fez parte de forma muito ativa da minha vida.” No grupo, ela toca saxofone, mas também se aventura no violão e ukulele. Na infância, também aprendeu a tocar flauta. Nessa etapa da vida, a jovem também iniciou a caminhada no voluntariado, quando participou do Interact Club. Hoje, isso se mantém presente e ela é secretária da JCI. “Eu era curiosa, mas também comprometida e responsável”, comenta.

Na infância, Marina era muito curiosa e começou a trajetória na música. (Foto: Arquivo pessoal)

Participação

Em 2021, Marina participou pela primeira vez do concurso da Fenachim. Ela conta que concorrer novamente neste ano foi uma decisão tomada a partir de determinação e coragem, características que sempre fizeram parte de sua caminhada. “Acho que foi mais difícil participar pela primeira vez, por ser tudo muito novo”, observa.

Ela lembra que a decisão de concorrer novamente aconteceu logo depois do evento de escolha da corte da 16ª Fenachim e levou em consideração, principalmente, o fato de que ser soberana ainda é um sonho que pulsa e faz sentido na vida dela.

“Ser soberana da Fenachim é ter a oportunidade de contribuir com o meu município, retribuir tudo que eu já vivi aqui. Tenho muito carinho por Venâncio e vejo que é uma oportunidade de poder engrandecer ainda mais o nosso município a partir daquilo que acredito”, destaca.

Para ela, o maior desafio na caminhada do concurso tem sido manejar as emoções. “É uma ansiedade de querer que passe rápido para chegar logo o dia, mas também de que vá devagar para aproveitar todos os momentos. Mas são desafios que nos engrandecem”, ressalta.

“É um sonho que ainda pulsa, é algo que ainda faz sentido, que ainda trago diariamente dentro das minhas vontades e dos meus interesses. Por isso, não tinha porque não tentar de novo. Não foi algo tão difícil de decidir.”
MARINA SEVERO JANTSCH
Candidata a soberana da 17ª Fenachim

  • Clique aqui e assista, no canal Terra Play, no YouTube, a entrevista com a candidata Marina Severo Jantsch. O bate-papo foi conduzido por Luana Schweikart, Marina Mayer e Taís Fortes.
  • Na edição de terça-feira, 31, será a vez da apresentação da nona e última candidata Suellen da Rosa Schonarth.

Últimas notícias

Podcasts