17ª Fenachim: conheça a candidata Eriê Luana Coutinho Hermes

Dando sequência às apresentações das nove candidatas a soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), nesta terça-feira, 17, a Folha do Mate apresenta mais uma candidata, seguindo a ordem alfabética. Este conteúdo integra a cobertura multimídia em parceria com a Terra FM e o podcast Fala aí, gurias!.

A terceira candidata é Eriê Luana Coutinho Hermes, 23 anos. Ela mora com o namorado Jackson Zilmar Santiago, no bairro São Francisco Xavier. Filha de Vanderlei Hermes e Nívea Roseldes Coutinho, a jovem é formada em Serviços Jurídicos pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) e atualmente realiza o curso de Técnico em Administração.

A rotina é dividida entre o trabalho na empresa Big Lar Móveis e Eletro, da qual é sócia junto do pai desde 2014, a faculdade, academia, momentos de lazer com o namorado e a família e, agora, os preparativos para o concurso que vai eleger o trio de soberanas da Fenachim 2024. Entre as atividades preferidas da jovem nos momentos livres estão assistir séries e tomar chimarrão.

Eriê sempre morou no bairro São Francisco Xavier, primeiro com os pais e, agora, com o namorado. Por isso, ela tem uma ligação muito forte com a comunidade. Desde criança também tem envolvimento com as atividades esportivas. “Onde tinha esporte eu estava metida. Eram campeonato de vôlei, de basquete, de futsal. Todos os esportes que a escola incentivava eu participava”, recorda.

A decisão

O desejo de ser soberana da Fenachim é mantido por Eriê há, pelo menos, 10 anos. De acordo com ela, esse sonho nasceu ao acompanhar edições passadas da Festa com o Sabor do Rio Grande. “Como moradora de Venâncio, nasci e cresci aqui, isso sempre foi um sonho para mim. Sempre tive o sentimento de um dia poder representar Venâncio”, destaca.

Ela ainda menciona que esse pensamento costumava surgir com ainda mais intensidade quando via a rainha e as princesas da Fenachim. “Durante a festa isso se intensifica porque vemos as soberanas pessoalmente, os trajes, as coroas que encantam”, acrescenta. A participação no concurso tem sido marcada por uma preparação intensa, que envolve aulas de oratória e estudo em livros que retira na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari.

Ela também acompanha os vídeos divulgados pelo site Venâncio na História, da Folha do Mate, onde constam informações, curiosidades e conteúdos sobre a História e Geografia da Capital do Chimarrão. Mesmo com a rotina corrida, ela salienta que tem conseguido dar conta de todos os compromissos. “É o que eu sonho, então tenho que aprender a ceder para poder representar essa festa tão linda que é a Fenachim”, salienta.

“Quero que o povo venâncio-airense se sinta acolhido, não só no Parque do Chimarrão, mas em todo o lugar que a gente puder representar a Fenachim como soberana.”
ERIÊ LUANA COUTINHO HERMES – Candidata a soberana da 17ª Fenachim

Assista, no canal Terra Play, no YouTube, a entrevista com a candidata Eriê Luana Coutinho Hermes. O bate-papo foi conduzido por Luana Schweikart e Marina Mayer.

Últimas notícias

Podcasts