As incessantes chuvas nas cabeceiras do rio das Antas, que posteriormente se transforma em rio Taquari, deixam a Defesa Civil de Venâncio Aires e da região em alerta. A água atinge alguns municípios do Vale do Taquari, sendo os mais afetadas as cidades de Muçum, Encantado e Roca Sales.
Em Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul a água já deixa desabrigados e, infelizmente, Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, também já está sendo ‘tomada’ pela água.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, em Mariante o nível do Taquari se aproxima dos 14 metros e a água já toma conta de alguns pontos. O acesso principal, por exemplo, já está interditado, assim como a ERS-130, que liga a Vila à Linha Chafariz e, no outro sentido, para Linha Itaipava das Flores.
O pedido do prefeito Jarbas da Rosa, que está em Vila Mariante, é para que as pessoas saiam das suas casas e, se necessário, peçam ajuda para sair das suas propriedades. O telefone da Defesa Civil é o 93505-5953. O pedido de auxílio também pode ser feito pelo 193, do Corpo de Bombeiros Militar.
Já há pessoas desabrigadas, que foram levadas para o ginásio de esportes de Linha Mangueirão. Segundo a reportagem da Folha do Mate e Terra FM, são 12 adultos e três crianças que foram retirados das suas casas.
Na área urbana de Venâncio, o arroio Castelhano não oferece tantos riscos, pois não saiu da ‘caixa’, já que não se registraram chuvas com maior volume nas suas cabeceiras.
Roupas/colchões
Preocupada com a cheia que atinge algumas famílias, a primeira-dama, Janete da Rosa, entrou em contato para informar que há colchões, roupas e cestas básicas à disposição dos necessitados.
Quem necessitar de auxílio pode entrar em contato com o Gabinete pelo fone 2183-0672.