Neste domingo, 16, Venâncio Aires será palco da 4ª edição do Festival Estadual Artístico Pré-mirim (Premiart). A partir das 9h, o ‘fofurômetro’ promete ‘explodir’ com as apresentações das crianças de todo o estado. O evento, pensado para enaltecer a participação das crianças no tradicionalismo, é promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate, com parceria e apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e da 24ª Região Tradicionalista.
Destacaram a medida a presidente da comissão organizadora do Festival Estadual Artístico Pré-Mirim (Premiart), Patricia Padilha, e a patroa do CTG Erva Mate, Estela Ferreira, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta quarta-feira, dia 12. Na edição deste ano, nove grupos vão concorrer nas danças tradicionais. Além disso, modalidades individuais e em pares também são destaques no evento.
Tradicionalmente, o Premiart realiza o concurso cultural, que elege a prenda e o piazito. Nesta modalidade, disputam sete meninas e quatro meninos, que serão escolhidos do primeiro ao terceiro lugares em cada categoria, conforme o desempenho nas provas de dança tradicional e de salão, no canto, na declamação ou, ainda, tocando algum instrumento. Serão cerca de 500 crianças que estarão se revezando nas apresentações dos mais diversos palcos do evento neste domingo. Ela acredita que tudo ocorrerá conforme o planejado pela organização e pede que o público presente enalteça as crianças. o valor do ingresso para prestigiar o evento é R$ 10.
TRADIÇÃO E SOLIDARIEDADE
As entidades que participam do evento são ‘desafiadas’ a doarem tampas de garrafa pet. Cada quilo das tampinhas, separadas por cor, equivalem a cinco pontos para a entidade que doar. Já tampinhas com cores misturadas garantem um ponto. As doações serão repassadas à Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, mesma entidade contemplada na última edição do evento, em 2019. Naquele ano, foram arrecadadas cinco toneladas de tampinhas.
PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO, 16
Palco Principal (Ginásio de Exposições)
• 9h: Passagem de palco
• 13h: Abertura oficial
• 13h30min: Início das danças tradicionais
Morada Velha
• 9h: Concurso Cultural
• 10h: Início dos individuais (chula, intérprete e dança de salão)
Auditório
• 10h: Declamação