Um passeio com animação, cultura e histórias pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales, assim vai ser a 1ª edição do Trem da Imigração. A região foi colonizada por diversas culturas, em especial a italiana e a alemã, e foi com o objetivo de valorizar os imigrantes que surgiu o nome Trem da Imigração.
“O roteiro entre Colinas e Roca Sales de forma turística já ocorreu em 2020, em continuação ao Trem dos Vales. No entanto, devido às características de cada passeio, os seus idealizadores, que são os mesmos do Trem dos Vales, agora optaram em criar um novo produto, que destaca a importância dos imigrantes para a região”, afirma o coordenador do Trem da Imigração, Rafael Fontana.
Faltando menos de um mês para os passeios, os municípios estão trabalhando na organização de eventos e atrativos que ocorrerão em paralelo às viagens de trem. “Além dos importantes empreendimentos turísticos, gastronômicos e a hotelaria da região, que estão se mobilizando para os dias dos passeios, o município de Roca Sales vai realizar o Campeonato Gaúcho de Motonáutica e Jetski no Parque Náutico e, em Colinas, vai ocorrer o Festival da Primavera. O Trem da Imigração será um passeio para todos os públicos. Serão atrações externas, com as belezas dos morros e do Rio Taquari, e internas, com os espaços ítalo-germânicos dentro dos vagões de passageiros”, destaca.
O passeio
Nesta primeira edição serão 10 viagens que acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta, sábado e domingo).
O trajeto tem 17 quilômetros e é percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, General Purpouse, e 12 vagões de passageiros – pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, em um percurso que dura cerca de 1 hora. Morros às margens do Rio Taquari, dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada em 1960.
Atrativo ítalo-germânico
O Trem da Imigração terá vagões de passageiros germânico, italiano e turístico com decoração, música e atrativos diferenciados.
A programação marca para a sexta-feira, dia 4, passeio dedicado às famílias, com momentos de diversão e a participação especial do Papai Noel e dos personagens “A Menina Flor” e “O Jardineiro Encantado”.
Já no sábado e domingo, além do espaço turístico, o Trem da Imigração também terá a classe germânica (com atrações especiais e chope liberado durante o passeio para os passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão) e classe Italiana (com atrações especiais e vinho liberado durante o passeio para aos passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão).
Horários e bilhetes
Na sexta-feira, dia 4, o passeio ocorrerá somente na parte da tarde, saindo às 14h30min de Colinas a Roca Sales e às 16h30min de Roca Sales a Colinas. Já no sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min.
Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário.
A projeção da organização é de que três mil visitantes realizem os passeios, sendo que 30% dos bilhetes já foram comercializados. O valor do passeio por pessoa é de R$ 95,00 (classe turística) e R$ 129,00 (classes germânica e italiana) e os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.
O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.