Venâncio Aires sedia debates do Cisvale sobre ações ambientais

Venâncio Aires foi palco na quinta-feira, 6, para atividades voltadas às ações ambientais do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Na programação, uma reunião debateu a educação ambiental e a gestão de resíduos sólidos. Ainda, um seminário apresentou a adequação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas à nova legislação. No total, representantes de 14 municípios da região estiveram presentes no encontro realizado na Câmara de Vereadores.

No turno da manhã, a Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale apresentou o relatório de metas do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos (PMGRS). Na oportunidade, cada município divulgou os próprios projetos. Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, Venâncio Aires é referência em iniciativas, como o programa de biodigestores nas escolas, as composteiras domésticas e a conteinerização com equipamentos modernos.

Já ao longo da tarde, o secretário da Agricultura de Serafina Corrêa, Rodrigo Marcon, participou do “Seminário APPs Urbanas”. O representante do município da região Nordeste do estado, pioneiro na regulamentação da nova lei, relatou os desafios enfrentados para a adequação. A norma 14.285 de 2021, direciona aos municípios o poder de regulamentar as faixas de restrição à beira de rios, córregos, lagos e lagoas nos seus limites urbanos. Nesse contexto, o Consórcio deve debater a contratação de uma empresa que preste assessoria às administrações municipais. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts