Festa em Venâncio Aires abre oficialmente a colheita da erva-mate no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul abriu oficialmente a colheita da erva-mate nesta quinta-feira, 22, em Venâncio Aires, na localidade de Vila Santa Emília. No erval da família Wagner e Becker, simbolicamente, um pé de erva-mate foi podado, celebrando a safra 2022. O evento contou com a participação de produtores, lideranças do setor e autoridades municipais e estaduais, além da presença da secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior.

O evento ocorre anualmente de forma itinerante entre os polos regionais e celebra a cadeia produtiva da erva-mate no Rio Grande do Sul. Venâncio Aires pertence ao Polo Ervateiro Região dos Vales e está há mais de 100 anos ligado à produção. Ainda, o município conta com 425 famílias produtoras e contabiliza R$ 1,8 milhão decorrentes da cultura. De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, o produto é importante para as pequenas propriedades rurais, como uma maneira de subsistência, e para os setores econômico e turístico da Capital do Chimarrão.

“O chimarrão é o maior símbolo do Rio Grande do Sul, e precisamos valorizar a cadeia da erva-mate. Temos que pensar no beneficiamento do produto, no turismo e no uso dele. A erva-mate tem milhares de propriedades medicinais, um produto riquíssimo”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

A expectativa é de um aumento na safra 2022 de erva-mate. Conforme o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Alberto Tomelero, são esperadas 320 mil toneladas do produto no Rio Grande do Sul neste ano. Dessa forma, com o excesso de produção, são buscados novos mercados e alternativas de consumo.

“O evento busca valorizar toda a cadeia produtiva, marcada por um trabalho feito com muito carinho e dedicação. São cerca de 15 mil famílias produtoras de erva-mate no Rio Grande do Sul, que têm, quase que exclusivamente, a produção como sua única renda familiar. Teremos uma grande safra em relação ao consumo. Por isso, temos que buscar por novos mercados”, relatou o presidente do Ibramate.

A Festa da Colheita da Erva-Mate no Rio Grande do Sul foi realizada na propriedade de Egídio Wagner, que está na terceira geração da família de produtores de erva-mate. O venâncio-airense conta com um erval de 3 hectares. Segundo o anfitrião, o cultivo do produto é repassado para os seus filhos, com objetivo de manter a sucessão familiar na produção da planta.

A próxima edição do evento será realizada no município de Novo Barreiro em 2023, seguindo de Erechim em 2024 e Machadinho em 2025. A Festa integra o Calendário Oficial do Estado desde 2019.

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts