Primeira edição do Trem da Imigração é lançada e bilhetes já estão disponíveis

Os turistas terão um motivo a mais para visitar a região neste ano. Com roteiro entre os municípios de Colinas – Roca Sales e Roca Sales – Colinas foi lançada nesta quarta-feira, dia 14, na Cervejaria Meridional, em Colinas, a 1ª edição de passeios do Trem da Imigração.

O passeio comemorativo visa valorizar a cultura e a história regional e ocorrerá em uma temporada específica, uma vez por ano. Nesta primeira edição serão 10 viagens que acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta, sábado e domingo). “Queremos que o Trem da Imigração seja mais um produto indutor do turismo e esteja integrado com os demais empreendimentos da região, complementando e atraindo novos visitantes. O Trem da Imigração será um passeio para todos os públicos. Ele terá espaço para os passageiros que apreciam as culturas alemã e italiana e para as famílias. Com vagões decorados e repletos de animação e cultura, os turistas terão a oportunidade de apreciar as belezas do Rio Taquari”, afirma o coordenador do Trem da Imigração, Rafael Fontana.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, enfatiza a importância do lançamento. “É um dia especial. Não temos semana que não estamos inaugurando um empreendimento, participando de evento grandioso que transforma o turismo da região. Hoje lançamos esse produto importante para a região, mais um que contemplará todo o Vale do Taquari”, afirma.

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, destaca a união das culturas no passeio. “É muito prazeroso fazer um passeio de trem, pela ABPF, que une a cerveja e o vinho, que une o alemão e o italiano, e que une a todos. Fico muito feliz com ajuda de todos para que os passeios possam acontecer, promovendo algo melhor para sociedade, que possa trazer alegria, unindo os atrativos da região”, diz.

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, fala da alegria de lançar um importante produto turístico para o Vale. “É um momento muito especial, lançamos hoje o Trem da Imigração. Agradecemos aos empreendedores que acreditam e estão investindo no turismo no município e na região. É uma oportunidade única que estamos tendo para desenvolver o nosso Vale”, salienta.

O prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, enfatiza o momento ímpar que a região está vivendo. “O Vale do Taquari, nos próximos 10 anos, vai despontar no turismo. Seremos a região do Rio Grande do Sul com maior crescimento, agregando valor”, garante.

O trajeto tem 17 quilômetros e é percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, General Purpouse e 12 vagões – pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, em um percurso que dura cerca de 1 hora. Seguindo uma sequência de morros, o passageiro acompanha as margens do Rio Taquari e passa por dois túneis e três viadutos nesta ferrovia, que foi inaugurada em 1960.

Atrações especiais

O diferencial deste passeio serão os vagões temáticos das culturas alemã e italiana e a programação especial para as famílias. Os carros de passageiros terão decoração e atrativos diferenciados. Na sexta-feira, dia 4, o passeio será dedicado às famílias, com momentos de diversão e a participação especial do Papai Noel e dos personagens Menina Flor e o Jardineiro.

Já no sábado e domingo, os vagões ganharão animação e cultura para o público que aprecia as culturas italiana e alemã. Nos dois dias, o trem estará composto por quatro vagões de temática alemã, com distribuição de chope (aos passageiros que comprarem bilhetes para o Vagão Germânico) e quatro vagões com temática italiana, com distribuição de vinho (aos passageiros que adquirirem bilhetes para o Vagão Italiano).

Horários e bilhetes

Na sexta-feira, dia 4, o passeio ocorrerá somente na parte da tarde, saindo às 14h30min de Colinas a Roca Sales e às 16h30min de Roca Sales a Colinas. Já no sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário. O valor do passeio por pessoa será de R$ 95,00 (vagão turístico) e R$ 129,00 (vagões temáticos germânicos e italianos) e os bilhetes estão à venda a partir desta quarta-feira, dia 14, no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Últimas notícias

Podcasts