AO VIVO: durante debate, sete candidatos a governador do RS falam sobre as propostas para a região dos Vales

Por Tais Fortes/Folha do Mate

Texto atualizado às 10h17min para acréscimo de informações

Por meio de uma parceria inédita, o jornal Folha do Mate, a rádio Terra FM, o Grupo A Hora e a Univates realizam na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, um debate eleitoral com sete candidatos a governador do Rio Grande do Sul. O evento ocorre no Teatro Univates até as 11h de hoje.

No primeiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para responder uma pergunta elaborada pela organização. A ordem de apresentação foi definida durante sorteio realizado antes do início do debate. A pergunta respondida pelos postulantes ao Piratini foi: Se eleito que atenção seu governo dará as demandas e desafios das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo?

ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO AQUI.

Eduardo Leite

O candidato Eduardo Leite (PSDB) falou sobre a profunda admiração pela região dos Vales e destacou o potencial empreendedor dos municípios dessas regiões. Mencionou os recursos já investidos em diferentes frentes, a partir das vocações de cada Município durante o tempo à frente do Palácio Piratini e salientou o potencial da região para o cooperativismo e associativismo e para a capacidade de inovação. Além disso, reforçou o apoio para a consolidação da vocação turística da região, a partir da força que esse segmento vem recebendo.

Roberto Argenta

O candidato Roberto Argenta (PSC), destacou a duplicação da RSC-453 – no trecho entre Venâncio Aires e Lajeado – e ERS-130 – no trajeto entre Lajeado e Encantado – tendo em vista o aumento da produção e a necessidade de escoamento dela nos municípios da região dos Vales. De acordo com ele, a região não pode esperar 30 anos, previsão inicial para que essa demanda seja atendida. Por isso, ele acredita que é necessário ser rápido e autêntico em relação a esse tema.

Edegar Pretto

O candidato Edegar Pretto (PT) ressaltou o amplo debate em relação às concessões à iniciativa privada, a partir do diálogo com a região dos Vales. Como exemplo, ele citou a praça de pedágio de Cruzeiro do Sul. De acordo com o candidato, não se pode onerar a região durante 30 anos, especialmente quando se olha a necessidade de escoamento da produção nos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Vieira da Cunha

O candidato Vieira da Cunha (PDT) salientou que a potencialidade empreendedora da região é motivo de orgulho para todos os gaúchos e garantiu que trabalhará para resolver os gargalos que impedem o crescimento dos Vales, com olhar especial para assuntos relacionados a estradas e infraestrutura. Além disso, disse que será parceiro para que os Municípios possam continuar impulsionando o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Luis Carlos Heinze

O candidato Luis Carlos Heinze (Progressistas) ressaltou o apoio para o setor primário, em especial para os segmentos do leite, suínos, frango e tabaco, que já são áreas defendidas por ele enquanto senador. Nesse sentido, se comprometeu em continuar auxiliando no fortalecimento da produção na região por meio do trabalho das cooperativas.

Ricardo Jobim

O candidato Ricardo Jobim (Novo) falou sobre a importância da união entre os Vales do Taquari e Rio Pardo e também mencionou a concessão da ERS-130. Ainda defendeu a necessidade de investimentos na área da educação.

Vicente Bogo

O candidato Vicente Bogo (PSB) salientou a necessidade de definir um projeto para o futuro do estado e a partir disso pensar no planejamento regional e local. Destacou eixos, como o desenvolvimento da indústria de alimento, que é bastante diversificada na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, com o objetivo de agregar mais valor a produção desses municípios, com o fortalecimento da agroindústria familiar.

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas sobre temas retirados das urnas. Cada um teve 30 segundos para formular a questão, um minuto e meio para a resposta, um minuto para a réplica e 30 segundos para a tréplica.

No terceiro bloco, que iniciou há poucos minutos, as perguntas entre os candidatos ocorre a partir de temas livres. O tempo para formular a pergunta, para a resposta, réplica e tréplica é o mesmo do segundo bloco.

Últimas notícias

Podcasts