Integrantes da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, que reúne sete estados da região nordeste do País, estiveram em Venâncio Aires nesta segunda-feira, 29, para conhecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo é aplicar estratégias semelhantes nos seus estados, permitindo o mercado livre para os produtos de origem animal, oriundos das agroindústrias da região. Para isso, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS) é o exemplo buscado.
Venâncio Aires e Bento Gonçalves foram as cidades indicadas pelo governo gaúcho como referências no serviço de inspeção. “Além de bem estruturados, com profissionais e legislações bem amparadas, Venâncio Aires tem o Poder Público que dá respaldo ao trabalho da fiscalização e permite o desenvolvimento correto dos empreendimentos”, destacou Diego Viedo Facin, representante do Governo do Estado do RS que acompanhou a comitiva.
O médico veterinário coordenador do SIM, Daniel Terra Leite, preparou uma apresentação técnica aos visitantes e tirou dúvidas quanto ao planejamento, projetos e estruturas de inspeção. À tarde o grupo visitou uma agroindústria de embutidos, uma de laticínios e outra de mel, ouvindo, em cada propriedade, o depoimento dos produtores quanto à importância da adesão ao Susaf que permitiu a venda para além das fronteiras municipais.
O secretário da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar e do Consórcio Nordeste, Alexandre Lima, destacou a recepção venâncio-airense e a importância do trabalho desenvolvido por aqui. “Vocês estão, pelo menos, dez anos na frente da nossa região, por isso é importante conhecer os caminhos que foram seguidos, os atalhos e legislações que deram certo. Daqui o que tiramos de mais importante é que o gestor acredita no projeto de desenvolvimento da agricultura familiar. O investimento realizado na organização do SIM tem retorno social e isso foi evidenciado pelo depoimento do prefeito daqui”, destacou o secretário estadual.
Jarbas da Rosa destacou a presença da comitiva e o fato do serviço local ser referência brasileira em inspeção sanitária. “Estamos orgulhosos pelo trabalho desenvolvido aqui e por toda a nossa equipe. Não é sempre que acompanhamos esses depoimentos e reconhecemos que um programa implantado lá atrás hoje faz tanta diferença na alteração da matriz econômica do nosso interior e no desenvolvimento das famílias do campo. São pequenas empresas familiares que cresceram e hoje mantém seus filhos na administração dos negócios”, ressaltou. (Fonte: AI Prefeitura)