Serviço de Inspeção de Venâncio Aires é referência para Consórcio de Estados do Nordeste

Integrantes da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, que reúne sete estados da região nordeste do País, estiveram em Venâncio Aires nesta segunda-feira, 29, para conhecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo é aplicar estratégias semelhantes nos seus estados, permitindo o mercado livre para os produtos de origem animal, oriundos das agroindústrias da região. Para isso, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS) é o exemplo buscado.

Venâncio Aires e Bento Gonçalves foram as cidades indicadas pelo governo gaúcho como referências no serviço de inspeção. “Além de bem estruturados, com profissionais e legislações bem amparadas, Venâncio Aires tem o Poder Público que dá respaldo ao trabalho da fiscalização e permite o desenvolvimento correto dos empreendimentos”, destacou Diego Viedo Facin, representante do Governo do Estado do RS que acompanhou a comitiva.

O médico veterinário coordenador do SIM, Daniel Terra Leite, preparou uma apresentação técnica aos visitantes e tirou dúvidas quanto ao planejamento, projetos e estruturas de inspeção. À tarde o grupo visitou uma agroindústria de embutidos, uma de laticínios e outra de mel, ouvindo, em cada propriedade, o depoimento dos produtores quanto à importância da adesão ao Susaf que permitiu a venda para além das fronteiras municipais.

O secretário da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar e do Consórcio Nordeste, Alexandre Lima, destacou a recepção venâncio-airense e a importância do trabalho desenvolvido por aqui. “Vocês estão, pelo menos, dez anos na frente da nossa região, por isso é importante conhecer os caminhos que foram seguidos, os atalhos e legislações que deram certo. Daqui o que tiramos de mais importante é que o gestor acredita no projeto de desenvolvimento da agricultura familiar. O investimento realizado na organização do SIM tem retorno social e isso foi evidenciado pelo depoimento do prefeito daqui”, destacou o secretário estadual.

Jarbas da Rosa destacou a presença da comitiva e o fato do serviço local ser referência brasileira em inspeção sanitária. “Estamos orgulhosos pelo trabalho desenvolvido aqui e por toda a nossa equipe. Não é sempre que acompanhamos esses depoimentos e reconhecemos que um programa implantado lá atrás hoje faz tanta diferença na alteração da matriz econômica do nosso interior e no desenvolvimento das famílias do campo. São pequenas empresas familiares que cresceram e hoje mantém seus filhos na administração dos negócios”, ressaltou. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts