Vida nova em Riga, capital da Letônia; acompanhe comentário de Solange Silberschlag

Em sua participação de hoje, direto da Europa, Solange Silberschlag está em Riga, capital da Letônia. Pelos próximos quatro anos ela e sua família residirão na cidade. Nas últimas duas décadas já morou na Itália, Líbia, França, Bielorrússia, Lituânia e na Inglaterra. A Letônia está localizada entre a Lituânia e a Estônia e faz ainda fronteira com a Rússia e a Bielorrússia. Sua história de ocupação é bem similar às outras repúblicas bálticas. Durante mais de um século fez parte do Império Russo e durante cinco décadas, da União Soviética.

“O domínio russo dos últimos séculos pode ser facilmente identificado na população da Letônia. Aos poucos vamos nos adaptando ao novo jeito de viver daqui assim como aos costumes. Desde o simples atravessar da rua até as compras no mercado, tudo é novo e diferente”, destaca ela. Riga é a pérola dos países bálticos, um esplendor de arquitetura medieval e Art Nouveau.

Esta capital de cerca de 600 mil habitantes esbanja charme pelo centro histórico tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Devido a sua localização estratégica próxima do mar, junto à foz do rio Daugava, Riga sempre foi um polo econômico e portuário muito importante da Europa do Norte. Durante o século XIII fazia parte da Liga Hanseática, vasta associação de mercadores que visavam assegurar o monopólio do comércio do Mar Báltico e comandada pelos germânicos.

Embora seja a maior capital báltica, sua arquitetura encantadora transforma o centro histórico num pequeno vilarejo recortado por ruelas estreitas emolduradas por magníficas construções, castelos, torres e igrejas. “Aos poucos vamos descobrindo os cantinhos de Riga pois o centro histórico é um lugar para ser descoberto à pé, com calma, se perdendo e se achando novamente no labirinto colorido. Neste mês de agosto a capital letã comemora seu 821º aniversário de fundação com uma programação cultural intensa e variada com shows artísticos, teatro, feiras, piquenique nos parques e recreação para as crianças”.

Últimas notícias

Podcasts