A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, esteve em Venâncio Aires nesta terça-feira, 16, para visitar as obras da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Com cronograma avançado, ela conheceu também a área e o projeto de instalação no novo Centro Materno-Infantil, ao lado da UPA 24h, no bairro Cruzeiro. A obra, que deve ir para licitação no próximo mês, visa ampliar e qualificar o atendimento pediátrico na Capital do Chimarrão.
Por volta das 14h30, a secretária de governo e parte de sua equipe técnica desembarcou na área onde será erguida a obra do novo Centro Materno Infantil. Com recursos reservados a partir do pagamento da dívida estadual com os municípios, Venâncio Aires finaliza o projeto que contemplará uma moderna estrutura para atendimento a gestantes e primeira-infância. “Nossa expectativa é encaminhar para licitação essa obra no próximo mês e iniciar sua construção no início de 2023”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.
O engenheiro responsável pelo projeto, Marco Aurélio Holtz, explicou à secretária que a unidade prevê quatro consultórios médicos e um de enfermagem para atendimento ginecológico/obstétrico, três consultórios médicos para pediatria, duas salas para procedimentos, consultório para atendimento psicológico, consultório de nutrição, consultório odontológico, sala para imunização, sala para amamentação, nebulização, farmácia e sala multifuncional para reuniões, apresentações e atendimento jurídico. “Nossa busca agora é por recursos para equipação e mobiliário, além da atração de profissionais”, completou o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana.
No Hospital, a secretária Arita Bergmann verificou o avanço das obras da UTI Pediátrica, que tem expectativa de conclusão até final de outubro. Dos equipamentos, a direção do hospital garante que 95% dos itens necessários já foram comprados e, por isso, a projeção é ver a unidade inaugurada até o final de 2022.
Com a UTI Pediátrica e o novo Centro Materno Infantil, investimentos que superam R$ 6 milhões em estruturas físicas, a Administração Municipal trabalha para divulgação dessas qualificações e atração de novos profissionais para atendimento especializado às crianças. No próximo mês, Venâncio Aires divulga sua estrutura de saúde e busca por profissionais no Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que esse ano acontece na capital gaúcha.
Acompanhe entrevista de secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, com a jornalista Débora Kist.