Está em vias de ser realizado ainda neste semestre concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires. No certame constarão mais de 20 cargos, a maioria estarão concentrados nas áreas de educação e de saúde. As informações foram detalhadas pela assessora administrativa da Secretaria de Administração, Mara da Silva, em entrevista nesta terça-feira, dia 2, ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Ela destacou que o termo de referência da licitação a fim de contratar a empresa que será responsável por organizar o processo seletivo está concluído. Mara argumentou que logo depois da contratação já será aberto período de inscrições para garantir que o certame seja realizado ainda neste semestre. O objetivo maior do concurso, explicou a assessora, é substituir contratados emergências, realizados a partir de certames simplificados.
A assessora ressaltou que a maioria absoluta dos contratos emergências que precisam ser substituídos estão na área da educação. Dos 250 contratos temporários da Prefeitura de Venâncio Aires, 227 estão na pasta comandada pelo professor Emerson Eloi Henrique.
Os contratos temporários encerram em dezembro e para garantir o início do ano letivo dentro da normalidade em 2023, os profissionais precisam ser nomeados ainda em janeiro. “São cargos necessários, mas, mesmo assim, toda vez que uma nomeação é concretizada é necessário um estudo quanto ao impacto orçamentário”, ressaltou Mara durante a entrevista para a Terra FM.
VAGAS
Cargos que constarão no concurso público na área da Secretaria de Educação: agente escolar, monitor de educação básica, professor de educação infantil, professor de anos iniciais, professor de língua inglesa, fonoaudiólogo, psicopedagogo e secretário de escola. Na pasta da Saúde constarão os seguintes cargos: médico de atenção básica, médico pediatra, médico ginecologista e obstetra e médico psiquiatra.
Haverá ainda processo seletivo para os empregos públicos de agentes comunitários de saúde (41 vagas) e de endemias (cinco vagas). Ainda serão contratados os seguintes profissionais: arquiteto e urbanista, eletricista, contador, engenheiro de minas, fiscal de obras, técnico de segurança do trabalho e topógrafo.