A Procuradoria do Município de Venâncio Aires estabeleceu que vai se reunir, na segunda-feira, dia 11, com técnicos e julgar qual a penalidade que será aplicada à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pelas recentes e recorrentes falhas no abastecimento de água na cidade e áreas do interior. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, dia 8, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, pela procuradora geral do Município, Gisele Spies Chitolina. A multa pode chegar em R$ 120 mil.
Além disso, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) respondeu a Procuradoria Geral da Prefeitura de Venâncio Aires em que afirma ser de responsabilidade da Corsan compensar financeiramente todos os usuários que ficaram mais de 12 horas sem o abastecimento de água, conforme prevê uma resolução normativa da Agergs.
Em função disso, a Procuradoria Geral do município encaminhou notificações à Corsan. A companhia respondeu as ações. Nas considerações finais, a Corsan afirma que “não se observa falha na condução das ações para o restabelecimento da operação do recalque, inclusive com a adoção de medidas alternativas à substituição do motor.” O documento diz ainda que em “situações extremas como esta, a Corsan trabalha ininterruptamente, envolvendo toda sua estrutura operativa e de suporte para atenuar as consequências do desabastecimento.”