O abastecimento de água em Venâncio Aires estará em pauta hoje à noite, durante o segundo painel do projeto Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM. O debate ‘Nossa água, nosso futuro: alternativas para o abastecimento’ será transmitido a partir das 19h, ao vivo pela dial 105.1 FM e em vídeo, pelo Facebook.
O objetivo é discutir alternativas viáveis para o abastecimento de água de Venâncio Aires, principalmente em períodos de escassez hídrica. Além disso, o debate vai abrir espaço para falar da recuperação e preservação das nascentes e também da importância das redes hídricas para o abastecimento dos moradores da área rural.
O painel contará com a participação do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; do presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares; do professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e engenheiro ambiental Marcelo Luís Kronbauer.; e da diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Liliani Cafruni. Ela representará o presidente da companhia, Roberto Barbuti, que testou positivo para Covid-19 e não poderá participar do debate.
Para o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, debater de onde virá a água para os venâncio-airenses é um tema urgente. “Este debate pode adiantar o caminho que será tomado para abastecer a cidade no futuro muito próximo, para não dizer no presente, pois falta água nas torneiras dos consumidores”, comenta.
Saiba mais
• 90% da água consumida pelos venâncio-airenses vem do Arroio Castelhano.
• Ao todo, 51 mil pessoas são abastecidas com água tratada pela Corsan.
• Venâncio conta, atualmente, com 63 redes hídricas cadastradas. São 15.447 habitantes abastecidos, o que corresponde a 21,34% da população.
Participe!
Você pode participar da transmissão enviando um comentário ou uma pergunta para os painelistas. Envie uma mensagem via WhatsApp para a Terra FM, para o número 99223-8585. Você também pode interagir pelos comentários da transmissão, no Facebook, nas páginas da Folha do Mate e da Rádio Terra FM.