Embarcação danifica comportas na barragem de Amarópolis no Rio Jacuí em General Câmara

Uma embarcação danificou no início desta semana, na noite da segunda-feira, dia 6, parte das 44 comportas da barragem de Amarópolis, após bater de lado na estrutura da eclusa, que já vinha sofrendo com a falta de comportas operacionais, necessárias ao represamento da água e nivelação do Rio Jacuí, principalmente nos municípios de Vale Verde e Rio Pardo.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as operações de eclusagem estão suspensas, devido à necessidade de verificação das alças do barramento, sem previsão de retomada.

“Com isso, quatro setores poderão ser afetados, sendo a navegação pelo Rio Jacuí, os pescadores, produtores rurais que necessitam do abastecimento e água do rio, e o turismo, pois sem parte das comportas, o nível do Jacuí poderá baixar muito nas épocas de estiagem, e prejudicar o lazer dos veranistas no Balneário Monte Alegre”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Na sexta-feira, 10, entidades que representam a categoria dos mineradores, estarão reunidas para deliberar sobre o problema instalado, bem como pedir soluções ao DNIT.

Os sindicatos querem não somente a reforma da barragem de Amarópolis, demanda que já foi solicitada por eles e pelos municípios de Vale Verde, Rio Pardo e General Câmara, mas também, a readequação das normas de navegação nas proximidades da eclusa, com o objetivo de evitar acidentes como este.

Últimas notícias

Podcasts