Município realiza projeto sobre Educação Fiscal na promoção da cidadania

Os alunos do 9º ano da escola municipal Coronel Thomaz Pereira são os primeiros a participar do projeto de Educação Fiscal na promoção da cidadania, que vem sendo realizado desde abril pela Secretaria Municipal de Educação. “O projeto tem o intuito de fomentar práticas pedagógicas que contribuam para o exercício da cidadania e favoreçam a participação consciente e crítica no que se refere à arrecadação de tributos através da exigência de notas fiscais em relações de compra e venda, controle e fiscalização de recursos públicos”, explicam as professoras que coordenam o projeto, Greici Eugênio de Mattos e Teresinha Padilha.

Integrando a Base Nacional Comum Curricular, o tema deve ser levado aos educandários municipais, através do projeto que tem duração de seis meses e a cada semestre será desenvolvido em uma escola municipal. Conforme as coordenadoras, a sistemática do projeto contempla a realização de diferentes situações pedagógicas, como o trabalho em grupo, a pesquisa e a apresentação dos dados coletados aos colegas. “O projeto continua com a organização de um júri simulado, com juiz, vítimas, réu, advogados de acusação e defesa, testemunhas, réu e júri popular. A intenção é promover a defesa de ideias, argumentação, julgamento, tomada de decisão, incentivando os participantes a tomar um posicionamento através da argumentação, exercitar a expressão oral e o raciocínio lógico e argumentativo, e desenvolver o senso crítico”, destacam as coordenadoras.

Como culminância do projeto no próximo mês, será organizado um momento para que os alunos auxiliem a comunidade escolar a realizar o cadastro na Nota Fiscal Gaúcha, explanando o benefício da ação. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts