Uma reivindicação que não estava contemplada no projeto de duplicação da RSC-287 foi atendida pela Rota de Santa Maria. O prefeito Jarbas da Rosa pleiteava no acesso da cidade uma elevada, ao estilo da que substituiu o Trevo Fritz e Frida, em Santa Cruz do Sul. A medida foi confirmada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
O principal argumento do prefeito é fortalecer a segurança de veículos e usuários ao transitarem entre a RSC-287 e Acesso Leopoldina ou mesmo da RSC-287 e RSC-453. Isso agora precisa ser oficializado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS).
O prefeito Jarbas destacou ainda que, aproximadamente, a cada 2,5 quilômetros serão edificadas rotas de retorno. Passarelas serão erguidas próximo das escolas Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, e D. Pedro II, em Linha Hansel. Ruas marginais pavimentadas também contemplam o projeto de duplicação da rodovia. Além disso, de acordo com o contrato estabelecido, essas ações iniciam em agosto a partir de Tabaí. A conclusão dessas obras estão prevista em cerca de cinco anos.
Ouça a entrevista na íntegra: