“Venâncio Aires será a Capital dos gaúchos por um dia”. A fala é do prefeito Jarbas da Rosa que, na sexta-feira, 6, estará recepcionando o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, para a cerimônia de abertura da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
A visita do chefe do Executivo gaúcho também marcará a transferência da sede do governo estadual para a Capital do Chimarrão, por meio do projeto ‘Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade’, que prevê a instalação da sede do Executivo em diversas feiras estaduais ao longo do ano. A sede por um dia ficará junto ao gabinete do prefeito de Venâncio, no pórtico de entrada do Parque Municipal do Chimarrão.
Antes da solenidade de abertura da festa, marcada para as 10h30min, no Chimarródromo, Ranolfo participará, às 9h30min, da assinatura de dois convênios que a Prefeitura de Venâncio firmará. Um deles, no valor de R$ 12 milhões, confirma o financiamento via Badesul para a pavimentação da Estrada Velha, via que liga o bairro Bela Vista à localidade de Linha Hansel.
O outro convênio será assinado com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e prevê a criação do Centro de Formação dos Sistemas Penal e Socioeducativo, junto ao prédio do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova.
Com a transferência da sede do governo estadual, alguns secretários estaduais marcarão presença na festa durante a sexta-feira, 6. A assessoria de imprensa do Palácio Piratini não confirmou os nomes dos secretários que estarão presentes. Os titulares das pastas também estarão participando da reunião conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), que ocorre às 13h30min dE sexta-feira, durante a Fenachim. Os secretários estaduais irão explanar aos prefeitos sobre o programa Avançar, do Governo do Estado.
Com a confirmação de que o governador estará em Venâncio na sexta-feira, a visita previamente confirmada para sábado, 7, não deve mais ocorrer.
Conforme o Palácio Piratini, um dos principais objetivos da transferência da sede do governo gaúcho é ampliar a interação com os municípios e seus moradores. “Não sou um homem de gabinete. Quanto menos eu ficar no gabinete do Palácio Piratini, melhor”, disse o governador durante participação na Fenasoja, em Santa Rosa.