O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) necessita da ajuda dos poderes Legislativo e Executivo, assim como da população da Capital do Chimarrão, para evitar que o Museu de Venâncio Aires feche as suas portas por falta de recursos para manutenção. O tema ressaltado pelo tesoureiro do Nucva, Flávio Seibt, em entrevista, nesta quarta-feira, dia 4, ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Museu vem enfrentando sérias dificuldades financeiras e necessita de suporte para que não seja preciso encerrar as atividades ou, no mínimo, reduzir o horário de atendimento a visitantes. Uma das preocupações da diretoria do Nucva está relacionada a necessidade de disponibilização de um elevador no Edifício Storck – prédio no qual está todo o acervo do Museu. O elevador é exigência da União, para que o Nucva possa encaminhar projetos de captação pela Lei Rouanet.
Além da instalação do equipamento, também é necessário realizar reformas estruturais no prédio. A princípio, são mais urgentes a revitalização do telhado e a pintura da edificação, bem como algumas intervenções pontuais na alvenaria. Está aberto o valor de R$ 100 mil relativo ao projeto para implementação do equipamento, que contempla ainda outras obras para melhorar a acessibilidade.