Pela imposição das mãos de Dom Aloisio Dilli, a paróquia São Sebastião Mártir celebra nesta sexta-feira (25), a ordenação do terceiro diácono permanente. Luciano André Algayer, soma-se aos diáconos em exercício da missão, Paulo Ricardo Gehradt e Roque Schroeder, que atualmente exercem a missão, além de Wilibaldo Lenz, já falecido, que foi ordenado da década de 1970. A celebração de ordenação acontece, às 19h30min, na igreja matriz, com a presença de padres e diáconos da Diocese de Santa Cruz do Sul, lideranças comunitárias, familiares e fiéis em geral.
A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica, destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. O diácono permanente pode batizar, presidir cerimônias de casamento, celebrações da palavra, ler o Evangelho na missa e fazer a homilia, distribuir a Eucaristia, dar aconselhamentos, presidir ritos funerários, entre outras atividades. Para essas atividades é necessária uma prestação na Escola de Formação para diáconos que Luciano iniciou em 2016.
Luciano tem 45 anos, é casado com Ângela Roberta Algayer, tem um filho Matheus e tem como lema escolhido para seu diaconato: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33). Embasado por um trabalho comunitário, especialmente na comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito, Algayer participou de um tríduo de oração, ou seja, três dias consecutivos de oração, promovido pela comunidade em preparação para a ordenação. Ele também participou de dois dias de retiro dias com as irmãs do Mosteiro da Santíssima Trindade, em Santa Cruz do Sul (dias 19 e 20 de março).