Unisc e Consulado dos EUA desenvolvem ação empreendedora em escola de Venâncio

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Embaixada dos Estados Unidos promovem programas educacionais em dez municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Educação para fomentar o empreendedorismo. De Venâncio Aires foi selecionada a Escola Estadual Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista. O lançamento oficial do projeto-piloto será em 30 de março.

Os detalhes foram apresentados em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, na segunda-feira, dia 7, pelo coordenador do Setor de Conexões da Unisc, Erion Lara, e pelo diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, Rafael Kirst. Trata-se do projeto E-Generation, que consiste na realização de atividades voltadas à educação empreendedora.

Serão realizadas ações e workshops para professores, alunos e comunidade acadêmica e um desafio final entre alunos e professores das dez escolas públicas participantes de Ensino Médio da região. Localmente, ao longo de três meses, estarão envolvidos cinco alunos e um professor responsável com aulas por plataforma do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Lara destacou que essa ação reforça a presença da universidade junto à comunidade, trabalhando o empreendedorismo e inovação, “temas de extrema importância frente aos desafios da atualidade”. Ele reforçou que por meio de projetos como do E-Generation se busca “desenvolver competências empreendedoras não só para negócios, mas também como um projeto de vida”.

BANCA DE APRESENTAÇÃO

Após a formatação dos trabalhos, a final – em julho – será realizada para escolher o projeto vencedor, em evento, no auditório, no campus sede da Unisc. Uma banca julgadora será estabelecida e contará com a participação de representantes da Embaixada dos Estados Unidos. O melhor projeto levará seis smartphones e uma televisão. Os outros dois grupos premiados recebem como premiação cursos individuais de inglês por um semestre e cursos do Sebrae.

PROFESSORES

A iniciativa teve disponibilizados US$ 12,5 mil que serão usados para custear transporte de estudantes e professores e materiais de ensino. Os trabalhos são coordenados pelo Parque Tecnológico da Unisc, que disponibiliza professores para o acompanhamento dos projetos.

OUTRAS INICIATIVAS EMPREENDEDORAS

Desde 2020, com a reinvenção pedagógica, a Unisc oferece na maioria de suas graduações módulos empreendedores. As disciplinas oferecidas são intituladas de ‘Laboratório de empreendedorismo e práticas comunitárias’.

Essa é a segunda vez que a Unisc tem um projeto aprovado pelo Consulado dos EUA, em Porto Alegre. O primeiro projeto foi o ‘English for Inclusion’, em 2018, que foi executado no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de oferecer ensino de língua inglesa para jovens do Ensino Médio de escolas estaduais de Santa Cruz do Sul.

Últimas notícias

Podcasts