Novo secretário de Segurança confirma ampliação do videomonitoramento para o interior de Venâncio

O sistema de videomonitoramento público passa por intervenções e será ampliado para o interior de Venâncio Aires. Novas câmeras serão integradas ao projeto inaugurado em 2012 para contribuir com o monitoramento ostensivo. Neste ano devem ser agregados pelo menos dois novos equipamentos. Um está em fase de implantação na via que dá acesso à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), a partir da RSC-287 e de Linha Rincão de Souza, em Vila Estância Nova.

No momento a empresa responsável, proveniente de Garibaldi, instala a rede de fibra óptica. O equipamento tem custo estimado em quase R$ 29 mil. As imagens serão captadas em Full HD e será possível fazer um giro de 360 graus. Essa é a 23ª câmera a ser integrada ao monitoramentofeito pela Brigada Militar (BM).

O anúncio foi feito pelo novo secretário de Segurança Pública de Venâncio Aires, o sargento da reserva da Brigada Militar, Jair Garcia, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta terça-feira, dia 8. Ele foi empossado como titular da pasta na segunda-feira, dia 7, durante reunião dos secretários municipais,pelo prefeito Jarbas da Rosa. Até então a secretaria era acumulada pelo chefe do Executivo e Garcia atuava como assessor.

Uma outra câmera de videomonitoramento também será instalada, possivelmente ainda neste ano, no interior, em ‘rota de fuga’. O local está definido a partir de estudo técnico de viabilidade realizado em conjunto com a Brigada Militar. A intenção é instalar o novo equipamento na ERS-422, via que segue para Boqueirão do Leão, ou na VRS-816, no distrito de Vila Palanque, por ser uma região que faz limite com Cruzeiro do Sul e Mato Leitão.

“Quando o governo assumiu, das 22 câmeras instaladas, seis apenas funcionavam”,destacou Garcia. No momento, três estão estragadas, mas precisam ser substituídas por novas pelo longo tempo de uso. No interior do município existe ainda uma câmera instalada em Vila Mariante, que abrange a ERS-130 e o centro urbano.

EQUIPAÇÃO

Garcia também destaca que está em curso a novação frota e equipação da secretaria. A pasta está instalada desde julho do ano passado na rua Voluntários da Pátria, número 795, próxima da BM, no Centro. Antes a pasta estava instalada no Parque do Chimarrão, mas mudou de localização para facilitar o acesso da comunidade ao setor. O prédio conta com dois guichês de atendimento à população.

Entre os serviços mais procurados, estão o fornecimento de certidões de acidente,carteiras de estacionamento de idosos e portadores de deficiência e recursos de infração de trânsito. Quer fortalecer ainda a renovação da frota e equipação da secretaria. Todos os agentes passaram por treinamentos e uniformes foram padronizados conforme regulamentação estadual.

INFRAÇÕES

O número de multas caiu em Venâncio Aires com a troca de governos municipais,destacou Garcia. De 3.527 autos de infração, o número caiu para 1.180 no primeiro ano do governo Jarbas. O novo secretário destacou que isso é resultado de medidas e metodologias implantadas no Departamento Municipal de Trânsito.

CONCURSO PÚBLICO

No próximo concurso público a ser realizado pela Prefeitura de Venâncio Aires haverá também seleção de novos agentes de trânsito. Atualmente, são nove agentes de trânsito, dos quais estão em trabalhos administrativos. Com isso, sete profissionais precisam se revezar em diferentes turnos, tanto na semana, quanto em finais de semana.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

O trabalho de educação no trânsito ganhará novo fôlego em Venâncio Aires. O secretário Garcia observou que profissional está destacado para promover em educandários, empresas e entidades palestras voltadas a esse fim. A patrulha escolar percorre educandários públicos e privados.

Contudo, outra iniciativa que será somada a esse trabalho de conscientização é a retomada da campanha ‘Tal Pai, Tal Filho’. A campanha foi criada em 2014 e era promovida na época pelo Rotary Club Chimarrão, Rotaract e Junior Chamber International (JCI) de Venâncio Aires.

Desde agosto de 2021 tema ganhou destaque na Folha do Mate e na Terra FM a partir do lançamento da campanha ‘Vai na boa, todo mundo quer chegar’ com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o trânsito e debater propostas que possam melhorar o tráfego de Veículos e pedestres em Venâncio Aires.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA, EM ÁUDIO, ABAIXO:

Últimas notícias

Podcasts