No dia 10 de março será comemorado o Dia Mundial do Rim, e a Administração Municipal de Venâncio Aires, em parceria com a Clínica Cuidare, está preparando uma campanha especial para conscientizar sobre a saúde dos rins e a importância da Prevenção. No dia 12, uma ação na Travessa São Sebastião Mártir vai reunir serviços de saúde, orientações e o grupo de transplantados renais do município.
No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas sofram de insuficiência renal, que é quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, entre elas, limpar as impurezas e toxinas do nosso corpo; regular a água; liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue.
De acordo com a médica nefrologista Maria Elaine de Souza, o primeiro passo é prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial e controlar a diabetes, doenças que mais levam à insuficiência renal. “A disfunção renal pode ser identificada por meio de dois exames: um de análise da urina e outro de sangue. O primeiro identifica a presença de uma proteína (albumina) na urina, e o exame de sangue verifica a presença de outra, a creatinina. Esses exames que queremos divulgar e popularizar nessa ação especial do Dia do Rim”, explica a médica.
Atualmente, cerca de 80 pessoas realizam hemodiálise em Venâncio Aires junto à Clínica Cuidare, mas muitos casos poderiam ter sido evitados com prevenção ou tratamento precoce. A insuficiência renal pode ser tratada com medicamentos e controle da dieta. Nos casos mais extremos, a realização de diálise ou transplante renal é a única opção para substituição da função renal.