A partir desta sexta-feira, 30, os eleitores terão mais uma opção para conhecer as propostas dos candidatos a prefeito, vice e a vereador: o horário eleitoral gratuito no rádio. Serão duas faixas com transmissão em rede, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min, de segunda-feira a sábado. Além disso, também estão previstas inserções obrigatórias ao longo da programação, das 5h à meia-noite. Ambos os formatos estarão presentes na grade das rádios até o dia 3 de outubro, totalizando 35 dias com propaganda.
Dessa maneira, a Rádio Terra FM 105.1 terá mudanças na programação durante o período. Como explica o diretor da emissora, Daniel Heck, de segunda a sexta-feira, o programa Chimarrão com Notícias terá uma pausa entre 7h e 7h10min – com o comentário de Sérgio Klafke sendo reproduzido às 6h50min -, enquanto o Terra em Uma Hora começará 10 minutos mais tarde, às 12h10min. No sábado, o programa Conversas de Fato passa a ter início às 7h10min, e o A Hora do Pig, às 12h10min.
Divisão dos horários
O tempo destinado à propaganda gratuita no horário eleitoral para chapa que concorre às eleições majoritárias é composto de duas formas: 10%, o equivalente a 15 segundos, distribuído igualitariamente entre todos e 90% relativo à representação do partido na Câmara dos Deputados.
Assim, a candidatura com mais tempo será a coligação ‘Endireita Venâncio’, que tem Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), composta por 146 deputados federais, com três minutos.
Depois aparece a coligação ‘Para frente Venâncio’, com Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MBD), que também contam com Republicanos e PSD. Ao todo, a chapa, com 141 parlamentares, terá 2’54’’. A coligação com o terceiro maior tempo é ‘Unidos por um futuro melhor’, de Giovane Wickert (PSB) e Élida Klamt (PSDB), com o apoio de União Brasil, Cidadania e Podemos, com 2’18’’. Somados, os partidos têm 109 deputados em Brasília. Já chapa pura do PT, que tem Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa, com 81 deputados, contará com 1’46’’.
Terra será geradora
A cada pleito, uma emissora de rádio de Venâncio Aires é responsável por ser a geradora do sinal em rede, sendo feito um rodízio entre as empresas. “Neste ano, será a Rádio Terra FM. Nós vamos receber o material dos partidos e montaremos conforme a orientação da Tribunal Superior Eleitoral [TSE]. As demais emissoras do município devem entrar em rede com a Terra FM 105.1”, explicou Heck.
As inserções obrigatórias ao longo da programação, por sua vez, serão de 70 minutos diários. Deste tempo, 60% é destinado aos candidatos à Prefeitura e 40% aos que tentam uma vaga na Câmara de Vereadores. Entre os que desejam uma vaga no Legislativo, os filiados ao PL (5’29’’) e ao PT (4’32’’) terão o maior tempo diário. Diferente do horário eleitoral gratuito, esses spots são reproduzidos todos os dias, inclusive nos domingos. Eles são divididos em três blocos: das 5h às 11h, das 11h às 18h e das 18h às 24h. Cada material terá duração de 30 segundos e são determinados conforme orientação do TSE.
Tempo de cada candidatura à majoritária no horário eleitoral
- Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL): 3’
- Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB): 2’54’’
- Giovane Wickert (PSB) e Élida Klamt (PSDB): 2’18’’
- Cândido Faleiro Neto (PT) e Sérgio Rosa (PT): 1’46’’
Tempo de cada candidatura à Câmara nas inserções diárias
- PL: 5’29”
- PT: 4’32”
- União Brasil: 3’22”
- PP: 2’44”
- PSD: 2’28”
- MDB: 2’28”
- Republicanos: 2’22”
- Podemos: 1’12”
- PSDB: 1’12”
- PDT: 1’09”
- PSB: 0’59”