Por Carlos Dickow e Letícia Wacholz
Será realizado na noite de hoje, a partir das 20h, o primeiro debate do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’ entre os quatro candidatos a prefeito de Venâncio Aires. O evento é da Folha do Mate e Terra FM e vai colocar frente a frente Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP). A transmissão ao vivo pelo 105.1 FM e em vídeo, pelo YouTube, começa às 19h15min, quando os postulantes ao Executivo participarão de uma pré-live.
Os quatro candidatos anteciparam, em entrevistas divulgadas pela Folha do Mate e Terra FM, que este será um dos momentos mais importantes da campanha. Isso porque, além de apresentarem as suas ideias e propostas para os próximos quatro anos, terão também a possibilidade de confrontar os adversários. Para os eleitores, é uma grande oportunidade para ouvir o que os políticos interessados em conduzir a Capital Nacional do Chimarrão planejam no sentido de consolidar o voto nas urnas no dia 6 de outubro.
Assista ao debate
Orientações gerais
- O primeiro debate do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’ será realizado na noite desta quinta-feira, dia 22 de agosto, no auditório da Folha do Mate e Terra FM, na rua Visconde do Rio Branco, número 600, no Centro de Venâncio Aires.
- A transmissão ocorrerá ao vivo pelo 105.1 FM e em vídeo exclusivamente pelo YouTube, no canal Terra Play.
- O debate iniciará pontualmente às 20h, logo após a veiculação da Voz do Brasil. Antes disso, uma pré-live será transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 19h15min, com bastidores e recepção dos candidatos, os quais serão convidados para uma breve entrevista ao chegarem na sede do grupo de comunicação.
- Cada candidato poderá comparecer ao local do debate acompanhado de até quatro pessoas de sua preferência, como por exemplo, candidato a vice-prefeito (a), assessor de comunicação, assessor jurídico e coordenador de campanha.
- O advogado Ricardo Hermany, coordenador do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus de Venâncio Aires, vai analisar eventuais pedidos de respostas e, em caso afirmativo, o candidato receberá 1 minuto para se manifestar sobre o tema.
- O segundo debate está agendado para o dia 3 de outubro, uma quinta-feira, ao vivo do Clube de Leituras, com participação de público mediante inscrição prévia. Os blocos e regras deste debate serão divulgados posteriormente aos candidatos.
Blocos do debate
- O debate será composto por sete blocos, com tempos determinados pela organização. Todas as perguntas e temas serão sorteados na hora. Um sorteio irá definir a ordem de início. Esta ordem será seguida até o bloco de número quatro.
- Bloco 1: Pergunta geral para todos. Por que você quer ser prefeito de Venâncio Aires? Tempo de 1’30’’ para resposta.
- Bloco 2: Perguntas produzidas pelos jornalistas da redação integrada sem o confronto entre candidatos. Cada um responderá duas perguntas diferentes, que serão sorteadas na hora. Tempo de 2 minutos para resposta.
- Bloco 3: Perguntas enviadas pela comunidade com tema livre (cada candidato responderá perguntas diferentes, que serão sorteadas na hora). Tempo de 2 minutos para resposta.
- Bloco 4: Movimento Novas Páginas. Uma pergunta geral para todos os candidatos. Tempo de 2 minutos para resposta;
- Bloco 5: Neste bloco, as perguntas serão elaboradas pelos candidatos com temas pré-estabelecidos pela organização do debate. São 10 temas e oito deles serão sorteados na hora, divididos em duas etapas. O candidato sorteia primeiro o tema e, na sequência, indica para quem fará a pergunta, não podendo repetir quem responderá na mesma rodada. Um novo sorteio definirá a ordem de início deste bloco e a ordem será invertida na fase dois deste bloco. Os tempos são de 30 segundos para a pergunta, 2 minutos para a resposta, 45 segundos para a réplica e 45 segundos para a tréplica. Os temas são educação, saúde, segurança, estradas, agricultura, turismo, gastos públicos, vice-prefeito (a), geração de empregos e secretarias municipais.
- Bloco 6: Neste bloco, os candidatos poderão fazer perguntas de temas livres e haverá confronto entre candidatos (com tempo de réplica e tréplica). Serão duas rodadas de ‘pinga-fogo’ e em cada fase o candidato terá que escolher um opositor diferente para fazer a pergunta. Um novo sorteio definirá a ordem de início e na segunda rodada, inverte-se a ordem. Os tempos são de 45 segundos para a pergunta, 2 minutos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.
- Bloco 7: Considerações finais, com tempo de 2 minutos.
Eleitores e lideranças da Capital do Chimarrão também participarão do debate. Eles enviaram sugestões de perguntas para os candidatos, que serão sorteadas ao vivo. Na hora do sorteio, os mediadores irão identificar o autor da pergunta.