O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) realizaram na última terça-feira, 9, mais uma edição do encontro regionalizado organizado pelas entidades. Desta vez, a atividade ocorreu em Lajeado, cidade polo do Vale do Taquari.
O encontro promovido no Tri Hotel Executive tinha como objetivo estimular o diálogo e promover a troca de experiências, tendo em vista a constante evolução do setor automotivo e as tendências para o futuro, especialmente diante dos desafios recentes enfrentados pelo Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau, apresentou dados específicos do Vale do Taquari.
De acordo com ele, Lajeado está entre os 10 municípios com maior número de vendas no estado, com um aumento de 8,86% no semestre. O município tem 27 concessionárias, do total de 37 da região. “O Vale do Taquari é muito importante e Lajeado tem sido um polo automotivo”, ressaltou.
Conforme os dados apresentados, Venâncio Aires, é a segunda cidade com o maior número de concessionárias, no entanto, foi a única da região com variação negativa no número de vendas. Na Capital do Chimarrão há duas concessionárias de automóveis, uma de motocicletas e uma de máquinas e tratores.
Recomeço
Segundo Fürstenau, o cenário é de uma rápida reconstrução do setor no Rio Grande do Sul. “Tivemos uma quebra no crescimento que o setor automotivo vinha apresentando no estado e em nível de Brasil”, relatou durante entrevista à Terra FM 105.1. A primeira queda expressiva aconteceu em maio, quando houve uma perda de 65% do potencial de vendas e a interrupção de operação do Detran durante 21 dias, o que prejudicou as atividades do segmento.
“O mês de junho mostra uma recuperação muito rápida, ultrapassando 18,5 mil veículos vendidos no Rio Grande do Sul. É o melhor mês dos últimos seis anos, pelo menos, em vendas. Ou seja, é a recuperação do nosso setor”, afirmou.
Ele ainda salientou que essa é a recuperação mais rápida das concessionárias e do mercado automotivo. “Fechamos o primeiro semestre, mesmo perdendo um mês, com 5,72% de crescimento em relação ao ano passado e expectativa é de crescimento até o fim do ano”, projetou.
Feirão de empregos
- Durante o encontro regionalizado realizado em Lajeado, o presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau anunciou o 1º Feirão de Empregos do Setor Automotivo, que será realizado no dia 13 de agosto em Porto Alegre. As vagas serão para a capital gaúcha e a região metropolitana.
- A ideia de realizar o evento surgiu da necessidade que o segmento automotivo tem sentido para encontrar mão de obra e da percepção que há centenas de desempregados em busca de oportunidades, principalmente após a catástrofe climática do mês de maio. Além disso, há possibilidade das entidades expandirem o projeto para outras regiões do estado.