A primeira edição do programa ‘Seu Voto, Sua Voz’, na noite desta quinta-feira, 23, contou com a participação da juíza eleitoral da Comarca local, Cristina Junqueira, e do promotor eleitoral, Pedro Rui da Fontoura Porto. Ambos representam órgãos fundamentais para o andamento das eleições.
Dentre os assuntos discutidos esteve a presença de jovens e mulheres na política. “É uma questão cultural [a dificuldade de inserção de mulheres na política] que a gente ainda está engatinhando. Nós precisamos de tempo para o convencimento da população, porque a própria mulher tem dificuldade de votar em uma candidata mulher. Nós viemos de uma sociedade patriarcal, em que o homem era o provedor e a mulher tinha as tarefas do lar e estava afastada da vida política”, pontuou a juíza.
A projeção das eleições municipais de 2024, que em Venâncio deve ter, pelo menos três candidatos a prefeito – número superior ao pleito anterior – também foi pauta. Na percepção do promotor, o aumento é positivo: “Quem quer mudar alguma coisa tem que entrar na política mesmo. Amplia e enriquece o debate.”
Ainda foram debatidos crimes eleitorais, disseminação de fake news e o efeito da enchente nas eleições. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.
‘Seu Voto, Sua Voz’
De maio a julho, o programa será transmitido uma vez ao mês, sempre com um tema e convidados diferentes. A partir de agosto, com o início da campanha eleitoral, vai ocorrer a cada 15 dias, além dos debates com os candidatos à Prefeitura de Venâncio, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.