Secretário reafirma apoio do Governo gaúcho à cadeia produtiva do tabaco

De forma inédita, o Palácio Piratini está representado na 10º Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – COP 10, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural e deputado estadual eleito, Ronaldo Santini. O evento internacional ocorre até sábado, 10, na Cidade do Panamá.
É a primeira vez que o Executivo gaúcho envia um representante, o que também confirma o apoio do Governo com a cadeia produtiva do tabaco. “Defendemos o setor produtivo, defendemos o setor da agricultura familiar e não entramos no mérito da discussão com relação às questões de saúde. Essas precisam estar cada vez mais presentes, mais intensas, a conscientização faz parte do processo de preocupação, mas a produção, enquanto existir dentro da legalidade, o Rio Grande do Sul vai estimular, porque afinal de contas, isso representa uma boa parcela da economia do nosso estado”, defendeu o secretário.
“A cultura do tabaco é a renda de centenas de milhares de famílias. Para cada hectare de fumo plantado são necessários seis hectares de soja, por exemplo. É uma relação que precisa ser colocada à mesa na discussão”, acrescentou o secretário.

Em coletiva de imprensa realizada na noite dessa segunda-feira, 5, o secretário voltou a fazer uma fala em defesa do setor. “Não estamos fazendo apologia ao consumo de cigarro, estamos defendendo um setor produtivo que tem uma forte influência na economia do Rio Grande do Sul e o governador Eduardo Leite nos determinou que aqui estivéssemos para fazer o posicionamento do Estado, para evitar a criminalização desses produtores.”

Últimas notícias

Podcasts