Em seu primeiro discurso como novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Adolfo Brito (Progressistas) defendeu a importância dos gaúchos trabalharem juntos para tornar a reservação de água e a irrigação realidades nas propriedades rurais. O parlamentar foi eleito e empossado para liderar a Mesa Diretora durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 31, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. Natural de Sobradinho, cidade onde foi prefeito, Brito terá como tema de trabalho durante o ano a ‘Reservação de Água, Irrigação e Piscicultura’. “Chega de depender só de São Pedro. Quantas culturas, quantas safras já perdemos? É hora de darmos as mãos”, defendeu o parlamentar. O novo presidente da Casa tem 73 anos e oito mandatos consecutivos como deputado estadual.
“Precisamos fazer um projeto viável, que seja possível atender os nossos agricultores. Temos que oferecer a possibilidade de produzir. Nós não queremos nada para nós. Eu estou com 73 anos e só quero ajudar a comunidade […] Mas não quero passar em vão, quero fazer o trabalho seguir. Precisamos produzir, esse é um estado que tem todas as condições de produzir em grande quantidade.”
ADOLFO BRITO – Presidente da Assembleia Legislativa
Durante o discurso, no plenário 20 de Setembro, Brito defendeu um trabalho coletivo entre deputados, governo estadual, Emater, Ministério Público e demais entidades representativas dos agricultores. “Eu tenho convicção de que estamos no caminho. Tem agricultor que abandonou a atividade, jovem que não permanece mais no interior. São animais que morrem de sede, agricultores que precisam receber água dos caminhões da Prefeitura e a safra é frustrada. Nós não queremos agredir, de jeito nenhum, o meio ambiente. Queremos viabilizar um projeto em que o produtor possa contar com um açude para poder irrigar na hora em que São Pedro não mandar a chuva. Esse não é um projeto do Brito, é um projeto de Estado”, frisou o presidente, ao defender ações viáveis e práticas para encarar as estiagens que acarretam em prejuízos para o campo e a cidade. O progressista reiterou a importância da união de esforços para incentivar o produtor a ampliar a produção, evitar o êxodo rural e fortalecer a economia.
A cerimônia de posse foi acompanhada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), vice-governador Gabriel Souza (MDB), senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), deputados federais e diversas lideranças.
Mesa Diretora da Assembleia
Presidente: Adolfo Brito (PP)
1º Vice-presidente: Paparico Bacchi (PL)
2º Vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos)
1º Secretário: Pepe Vargas (PT)
2º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
3º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
4º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União Brasil)
Os suplentes de secretário são Issur Koch, Nadine Anflor, Gaúcho da Geral e Elton Weber.