No dia 21, cinco dias depois do temporal, a Prefeitura de Venâncio Aires instaurou uma ação civil pública na Justiça contra a RGE, devido à demora no restabelecimento da energia elétrica. No dia 23, a concessionária apresentou um recurso solicitando 48 horas para restabelecer a luz em todos os pontos de Venâncio, ou seja, um dia a mais do que foi determinado judicialmente no dia 21.
No entanto, a Justiça não deferiu o pedido de adiamento de prazo da RGE. “Com intuito punitivo, mandou bloquear R$ 80 mil de forma imediata na conta da RGE, visando que a empresa fosse compelida a cumprir imediatamente a determinação de restabelecimento da luz em todas as unidades consumidoras”, informou a procuradora jurídica do Município, Gisele Spies Chitolina.
Segundo ela, esse montante não se trata de um valor além da possível multa, mas uma espécie de cumprimento provisório e parcial da penalidade imposta para que a RGE aja, ou seja, é imediato e faz parte do que está ‘correndo’ desde o dia 23, quando começou a contar multa de R$ 800 por dia para cada cliente sem luz. “No dia 24 havia quase 270 clientes sem luz em Venâncio. Na sexta [26] soubemos que em torno de 100 famílias ainda não tinham e hoje de manhã [segunda, 29] temos informação de duas famílias em Linha Julieta. A multa já deve chegar a cerca de R$ 350 mil.”