Atualizado às 15h45min
Com avarias em praticamente todos os bairros da cidade e também no interior, Venâncio Aires amanhece contabilizando os estragos do temporal que aconteceu noite desta terça-feira, 16. São casas, empresas, estabelecimentos comerciais, prédios e espaços públicos com danos e perdas materiais. Entre os principais danos até agora, estão destelhamentos, quedas de postes e fios de energia elétrica, árvores arrancadas, toldos e placas de identificações comerciais destruídas e sinalização de trânsito danificada.
Muitas casas permanecem sem energia elétrica e abastecimento de água. A concessionária de luz fez o corte emergencial na noite de ontem, tendo em vista que postes foram derrubados e havia muito fios de energia em via pública. Aos poucos a luz está sendo reestabelecida. Já a Corsan/Aegea está com dois geradores de energia trabalhando desde às 14h30min, desta quarta-feira, 17, exclusivamente para restabelecer o funcionamento do sistema de abastecimento de água. A estimativa da Corsan/Aegea é que a normalização dos serviços aconteça em Venâncio Aires, até a noite de hoje. Ao longo da tarde, a região central deve voltar a receber água nas torneiras e as demais localidades, dentro de quatro a seis horas, ou seja, em torno das 21h.
A Corsan/Aegea informa que para avisos de casos de falta de água, pedidos de informações ou comunicados em geral, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Estragos
Até o começo desta manhã, mais de 140 famílias, de acordo com a Defesa Civil foram em busca de lonas. Mais de 260 residências foram destelhadas e 40 famílias registraram o pedido de retirada de telhas. A equipe recebeu apoio da central regional da Defesa Civil, de Lajeado, com a entrega de mais lonas. Com relação a números de desabrigados, a Defesa Civil ainda não teve registros. “O que nos chegou foram alguns relatos de pessoas que tiveram suas casas totalmente destelhadas e que foram alojadas em casas de familiares ou amigos”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira. Durante a madrugada, máquinas trabalharam para desobstruir vias que tiveram o trânsito interrompido por árvores e galhos derrubados pelos ventos.
Na região central, em grande parte da rua Osvaldo Aranha, diversos estabelecimentos comerciais com danos em suas fachadas, vitrines e coberturas. A praça Henrique Bender teve muitas muitos galhos destruídos e árvores caídas. Na praça Coronel Thomas Pereira, também alguns registros de quedas de árvores. Nos bairros, há registros de danos em todas as localidades, com destaque para os bairros Aviação, Bela Vista, Santa Tecla, Gressler, São Francisco Xavier, Brígida, Brands, União, Morsch e Coronel Brito.
No interior, os registros mais intensos são de vias interrompidas e a orientação. Conforme o prefeito Jarbas, as capatazias devem trabalhar na remoção desses entulhos das estradas e assim que o trânsito for liberado que essas equipes ajudem as regiões vizinhas que precisarem ou que venham para região central, colaborar com as demais equipes.
Acompanhamento a situação desde o momento do vendaval, o prefeito Jarbas da Rosa, reuniu-se logo cedo nesta quarta-feira, 17, com secretários municipais para encaminhamentos das principais demandas do dia e definição do encaminhamento do Decreto de Emergência.
Contatos
Escolas públicas e unidades de saúde do município também sofreram avarias. A orientação é que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários e procurem informações antes de buscar serviços. O WhatsApp da Prefeitura, (51) 99910-9500, pode orientar nesse sentido. Já quem precisar de lonas pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo (51) 93505-5953 e pelo telefone (51) 98595-0382 é possível contato com o Corpo de Bombeiros.
Fonte: AI Prefeitura